2013/08/19

Modems USB 3G Vulneráveis a ataque via SMS


Hoje em dia é quase inconcebível trabalhar num computador que não tenha ligação à internet. No caso dos computadores portáteis, isso faz com que cada vez maior número de pessoas utilize as "pens 3G", algo que poderá parecer completamente banal... mas que também pode ser um grande risco de segurança, como foi demonstrado por um investigador.

Tirando partido das más práticas de programação feitas pelos operadores ou fabricante, basta um simples SMS enviado para o número destes modems 3G para se poder tomar controlo sobre o computador, ou simplesmente os desligar da internet crashando o programa do modem.

Faltará saber se esta vulnerabilidade se limita aos modems e operadores indianos, onde esta falha foi revelada, ou se o mesmo se poderá aplicar a muitos outros países - coisa que não me surpeenderia, considerando que estes programas raramente parecem ter um nível de "qualidade" apropriado (nunca me inspiraram grande confiança - desde um célebre dia em que descobri um que na ânsia de ter um grafismo todo XPTO em vez de se focar na funcionalidade que devia ter, nem sequer arrancava num computador com Windows que tivesse a definição dos dpi's do ecrã modificada, de modo a que as coisas aparecessem com dimensão legível num ecrã pequeno de alta-resolução).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)