2013/08/09

Piksi - um Receptor GPS com precisão de centímetros no Kickstarter


Os sistemas de posicionamento e navegação GPS já fazem parte da nossa vida diária, permitindo saber não só por onde andamos, como facilmente pesquisar por locais nas redondezas usando os nossos smartphones. Mas embora o GPS permita saber em que local do planeta estamos... a sua precisão não é tão boa como alguns desejariam. O Piksi é um projecto no Kickstarter que vai mudar isso, oferecendo uma precisão 100x superior à dos receptores convencionais.

Se dão uso frequente a apps de navegação no vosso smartphone certamente já terão passado por situações onde o sistema vos coloca numa estrada paralela àquela em que realmente circulam, ou demorando vários segundos a reagir a uma alteração de percurso que fizeram (não percebo porque não dão uso ao giroscópio para assistir o GPS, e permitir que funcionasse em túneis, por exemplo - mas isso seria tema para outro post!)

Num receptor de GPS tradicional, como os que temos nos nossos smartphones, a sua precisão é de cerca de 5-10 metros. É suficiente para nos levar da porta de nossa casa até próximo da morada de destino mas... e se quisessem ter precisão suficiente para que fosse possível levar-vos à maçaneta da porta de entrada?

Este Piksi promete uma precisão de centímetros, com a vantagem adicional de dar resultados 50x por segundo em vez da habitual frequência de apenas 1 leitura por segundo. Não admira portanto que seja o tipo de GPS que muitos gostariam de usar para controlo de quadcopters ou outros veículos autónomos.

Embora existam sistemas com capacidades idênticas, o seu grande problema é o custo. Este projecto oferece estas incríveis capacidades a um preço cerca de dez vezes inferior - o que ainda assim representa $900 dólares - e a resposta do público revela bem esse factor: estando já angariados mais de $66 mil dólares quando o objectivo inicial eram apenas $14 mil.

2 comentários:

  1. "(não percebo porque não dão uso ao giroscópio para assistir o GPS, e permitir que funcionasse em túneis, por exemplo - mas isso seria tema para outro post!)_"

    mas já fazem isto, mesmo os navegadores "normais" como os da tomtom já têm giroscópio.

    Quanto à precisão milagrosa, o GPS actual não permite, não conheço tecnicamente como tal poderá ser possível, com o Galileo sim será possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos smartphones há muitas apps que continuam a ficar "à entrada do túnel"... o que demonstra que não estão a tirar partido disso.

      Quanto ao GPS, permite essa precisão sim - mas é coisa que habitualmente está aberta apenas aos militares (com chave de descodificação da frequência secundária que possibilita essa precisão extra) - ou podendo ser inferida por várias métodos, como os que são utilizados neste projecto.

      Podes espreitar aqui:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Global_Positioning_System#Precise_monitoring

      Eliminar