2013/08/19

Realidade Aumentada cada vez mais "real"


Uma das vantagens "secundárias" que produtos como o Google Glass terão, é a sensibilização para a criação de outros equipamentos capazes de fazer aquilo que o Glass não faz - mas que muitas pessoas poderão ter a ilusão de que faz: nomeadamente a verdadeira ilusão de uma realidade aumentada.

Nesta primeira geração, o Glass do Google não passa de um pequeno ecrã que ocupa uma pequena parte do nosso campo visual. Se tinham ideias de o poder utilizar para coisas como as imagens que vemos nos filmes, de interfaces sobrepostos no mundo real, irão ficar desiludidos. Mas há quem esteja a trabalhar em óculos apropriados para esse fim, como é o caso da Epson - que até está a promover uma Hackathon para os seus Moverio - ou os Space Glasses da Meta.

É precisamente deste último que vos quero falar hoje, pois o seu objectivo é precisamente esse que se pode imaginar quando se fala de realidade aumentada - de um mundo imersivo digital sobreposto no nosso mundo real, tendo até recorrido ao designer que criou os gráficos para o HUD no filme Iron Man. Como se poderá ver no vídeo que se segue... as suas intenções são boas, mas parecem ainda demasiado avançadas para se tornarem realidade neste momento - embora alguns dos vídeos que nos apresentam de aplicações reais e já existentes, pareçam demonstrar que a coisa está muito bem encaminhada.

Em 2014... parece que o ano vai ser dedicado aos "óculos". :)


[via Engadget]

7 comentários:

  1. Bom, pelo menos estes já "inventaram" umas dobradiças para as hastes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e tu a bater na mesma tecla...

      Eliminar
    2. É uma tecla bem pertinente... Ora experimenta andar com óculos que não dobrem se tiveres que os tirar da cabeça para guardar em qualquer lado! :)

      Eliminar
    3. Mas o Google Glass não é ainda um protótipo?
      OK, já foram vendidos/cedidos algumas centenas (milhares?) a um grupo restrito de pessoas.
      No meu entender o actual Glass ainda está longe de ser o produto que irá ser disponibilizado ao público lá para 2014.
      Sim umas dobradiças dariam jeito, mas nesta fase de desenvolvimento não será mais importante dirigir todos os esforços para áreas que realmente interessam e deixarem as operações de cosmética para mais tarde?

      Mas para o Dos Passos só o que é da Apple é que é bom, mesmo que lancem no mercado produtos "revolucionários" que nem um simples MMS conseguiam enviar ou sem sequer um básico copy/paste.

      Eliminar
    4. @Bruno, se formos por aí... ainda me lembro do Android no tempo que nem tinha touchscreen e era feito para ser usado com "cursor". :)

      P.S. O copy paste no iOS pode ter demorado, mas o Android bem que podia aprender com ele... é atrofiante colocar o cursor com precisão e fazer copy-paste no Android.

      Eliminar
    5. @Carlos, mas eu nunca disse e nem estou a querer dizer que o Android é perfeito, dos sistemas operativos móveis actuais e daqueles que já experimentei, o Android parece-me o melhor (continuo com saudades do WM 6.1 eheheh).
      Por acaso não me queixo muito do copy/paste do Android, se bem que no WM 6.1 era bem mais preciso graças ao stylus.
      Btw tu já não escreveste aqui no blog que o Android tinha sido pensado para máquinas fotográficas e não telemóveis?

      O que eu queria dizer é que para esse senhor tudo o que sai de Cupertino é perfeito e revolucionário ou anda lá perto, o que vem de Mountain View ou de outras paragens os produtos têm sempre defeitos, mesmo que seja apenas um protótipo.

      Se o Glass for lançado sem hastes dobráveis, eu na altura irei criticar a Google, bem como outros problemas que possa ter, mas até lá este produto não passa de um protótipo.

      Eliminar
  2. Também há a técnica do pessoal usa um fio preso nas extremidades dos óculos. Quando os tira ficam pendurados no peito. Também há quem puxe os óculos para cima da cabeça mas não ficam lá grande coisa (nas mulheres até dá um certo ar).
    Quando já não precisa guarda na bolsa a tiracolo.
    Quem não usa bolsa a tiracolo fica a pensar - mas aonde é que eu guardo aquela coisa ? No bolso da camisa não cabe e no das calças também não. E chega às dobradiças :)
    Acho que o Google Glass é só para quem usa bolsa a tiracolo.

    ResponderEliminar