2013/09/27

Aberto até de Madrugada ganha site "alargado"


Poderia ser uma expansão para outras áreas, mas desta vez é mesmo sentido literal: o site do Aberto até de Madrugada alargou-se para dar melhor uso dos monitores de maior resolução. Do antigo layout com uma largura de 770 pixeis pensado para o tempo em que as resoluções de 800x600 eram as mais comuns, passamos para uma largura de 960 pixeis mais condizente com os tempos modernos.

Bem sei que se fosse mesmo moderno teríamos um template "responsivo" capaz de se adaptar às diferentes dimensões e resoluções, mas... temos que ir indo aos poucos, e espero que este alargamento já seja capaz de tornar a leitura no site mais confortável (depois das ligeiras afinações no tamanho do texto e espaçamento entre linhas que foi feito recentemente).

Como vantagem adicional temos que agora na barra superior de destaques cabe mais um bloco extra, o que também não deixa de ser simpático. :)

Dêem o vosso feeback quanto a estas mudanças - já que, como sempre, gosto de saber a vossa opinião. (Compreendam é que não tenho tempo nem disponibilidade suficiente para fazer todas as alterações que gostaria de fazer, pois prefiro continuar a dar prioridade a trazer-vos os posts diários a que estão habituados e acreditem que só isso já me ocupa 99.9999% do tempo livro que tenho... e por vezes do que não tenho - daí a verdadeira designação do "aberto até de madrugada"! :)

25 comentários:

  1. por aqui, tá mais agradável à vista! obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Carlos, podes adicionar tb mais uma sugestão em "Poderá também gostar de:"

    ResponderEliminar
  3. Sou uma nulidade nestas coisas, mas nos tempos em que eu tinha um blog cheguei a mexer no código e configurei as dimensões em % em vez de pixeis e as colunas ajustavam-se à resolução do ecrã.

    ResponderEliminar
  4. E mais posts por pagina? É possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível, mas neste momento já está a apanhar "um dia" inteiro... penso que está no ponto ideal. (Quem chegar aqui a qualquer momento pode ver os posts até ao mesmo momento do dia anterior - de acordo com a nossa média de 9/10 posts diários).

      Eliminar
  5. Já que se fala de design do blogue, aproveito para chamar a atenção de algo que me parece incoerente: em todos os posts temos os botões de partilha nas redes sociais antes e depois do texto. Acho que bastaria depois... Acaba por ser um excesso que se paga na rapidez de carregamento da página. Já agora, também não gosto do widget "Poderá gostar também de". Torna o carregamento mais lento, que se nota bastante principalmente no browsers dos dispositivos móveis.
    Quanto ao resto, espero que o Carlos não mude radicalmente o design. Tem sido o erro de muitos sites que perdem subitamente muitos visitantes. As pessoas criam fidelidades até por estas coisas... (mais do que por outras eh eh eh)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pessoalmente gosto de ver os likes no início pois assim serve para chamar a atenção a quem vai ler (embora as pessoas só cliquem habitualmente no fim, depois de lerem). Quanto aos relacionados, já os retirei da página principal precisamente para não "pesar"... penso que estando apenas quando se entra num post se torna aceitável.

      Quem não gostar pode simplesmente usar a versão mobile do site, que não tem nada dessas coisas. :)

      Eliminar
  6. Por aqui tb está aprovado. Na verdade o que aprecio mesmo é a elevada qualidade dos artigos ;)

    ResponderEliminar
  7. Está no bom caminho...estou a gostar!

    ResponderEliminar
  8. Boas Carlos,
    e não dá para diminuir a coluna da direita (pub e outros links) ?
    Sei que é importante teres ali as imagens dos apoios, mas ocupa 1/3 da página.
    Parece em demasia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo eu um completo leigo nessa área (das pubs), estou a guiar-me pelo que pude descobrir e me foi recomendado por alguns mais entendidos, de que o formato mais pedido são os blocos com 300px de largura.

      Para não estar a arrastar esses blocos para a coluna do conteúdo, tenho que deixar esse espaço na coluna direita.

      Poderá parece estranho agora de início, mas espero que dentro de alguns dias a coisa se "entranhe" e passe a ser natural. Vamos lá ver...

      Eliminar
  9. De salientar que também que ficas com mais espaço para adds display, o que eu acho que fazes bem para tentar monetizar mais a coisa ;)

    ResponderEliminar
  10. Nao sei se é desta net da zon ou do pc, mas ultimamente aqueles botoes do facebook e twiter fazem o site estar a "moer" para que carreguem. Claro que com AdBlock tira-se, mas gostaria de saber se alguem tambem tem o mesmo sintoma.
    PS: o site AppsDoAndroid sempre foi terrivel devido aos tais botoes, e ate os posts chegam a dançar pra cima e pra baixo enquanto carrega.
    Alguma solução pra mim ppl?? ;)

    ResponderEliminar
  11. Muito bom Carlos. Parabéns! ;)

    ResponderEliminar
  12. Está sempre no ponto para mim desde tenha todas novidades diárias a que me acostumou, continua bom trabalho Carlos

    ResponderEliminar
  13. Eu quando fazia sites punha sempre a largura em % do tamanho do ecrã, nem é preciso muito para tornar a coisa larga o bastante para cada ecrã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há limites para tudo... tenta ler um site a 80% da largura em full screen num monitor de 27 ou 30". :)

      Eliminar
    2. Pois, mas quem tem um ecrã desses se for esperto não maximiza janelas

      Eliminar