2013/09/03

Amazon vai vender Ebooks a preço reduzido para quem comprar os livros em Papel


A Amazon quer que a opção entre livros em papel ou eBooks deixe de ser uma opção "ou um ou outro" para passar a ser "ambos". Para isso vai disponibilizar os eBooks a preço reduzido para quem já tiver comprado os livros em papel.



Parece-me bem... e ao mesmo tempo, mal. Penso que faria muito mais sentido seguirmos no sentido de pagar unicamente pelo conteúdo independentemente do formato em que é fornecido, especialmente no caso em que não está associado a custos "físicos". Ou seja, ao comprar um livro deveria ter implicitamente acesso à sua versão digital. (Se fosse no sentido contrário, deveria ser cobrado unicamente o custo de produção do livro e envio, a "lucro zero" ou meramente simbólico - sendo que o verdadeiro lucro sobre a produção do conteúdo já teria sido feito no pagamento do acesso ao dito conteúdo).

Isto faria com que também se tornasse menos penoso estar continuamente (re)comprar filmes e músicas sempre que saem num novo formato mais avançado. Afinal, se comprei um filme em VHS, que justiça há em voltar a pagar por ele quando sai em DVD, Bluray, e em breve, em Ultra HD? Tal como os serviço de "music match" melhoram automaticamente a qualidade das músicas que nós temos - mesmo que fossem de má qualidade, também um "repositório universal" de conteúdos deveria ir fazendo o mesmo para todos os que tivessem acesso aos mesmos.

Será utópico que algo assim possa surgir, é certo. Para quê ser justo com os clientes quando se pode "chulá-los" continuamente a vender-lhes a mesma coisa uma e outra vez?... Depois que fiquem surpreendidos quando falam com alguém que se sente moralmente justificado para poder fazer um download de uma música da internet por a ter em tempos comprado em LP, ou em cassete...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)