2013/09/26

Animações do iOS7 causam "enjoos"


Se a maioria dos utilizadores achará as novas animações do iOS7 interessantes, ajudando a dar uma nova dimensão ao interface (com o efeito de parallax no home screen) e um melhor "posicionamento" das apps (com as apps a fazerem zoom in e zoom out quando entramos ou saimos delas), há também quem se queixe de que tanto movimento lhes causa enjoos.

Nas definições é possível desactivar o efeito de parallax no ecrã principal, mas as animações das transições ao entrar e sair das apps parecem também estar a causar problemas para alguns utilizadores - sendo que neste caso não há nenhuma opção que permita desactivar este comportamento.

A mim não me parece crítico e acho que o efeito de parallax está implementado de forma até bastante discreta que até passará despercebida à maioria das pessoas (embora pudesse haver a opção para desactivar por completo as animações para quem for susceptível a estas coisas). Mas penso que será inevitável que no meio de milhões de utilizadores haverá sempre alguns casos fora do habitual.

No meu caso, a minha única crítica às animações e transições do iOS7 tem a ver com a duração de algumas destas destas transições. Deveriam ser ligeiramente mais rápida, pois depois dos dias iniciais em que a coisa é "bonita", começa a tornar-se um pouco desesperante para quem quiser usar o seu iPhone com maior rapidez (interrogo-me se a Apple não estará a usar o tempo das transições mesma para "disfarçar" o tempo de carregamento das apps e regresso ao home screen).

Para quem ainda não viu o iOS7 em funcionamento seguem uns vídeos que mostram estas animações e o efeito parallax:



6 comentários:

  1. Há uma forma de as atenuar as animações gráficas:
    Em Definições, Geral, Reduzir movimento

    Não noto grande diferença.

    ResponderEliminar
  2. A opção "Reduzir movimento" apenas desactiva o efeito parallax.

    O problema com as novas animações do iOS7 é que obrigam a esperar pelo seu fim para que o iPhone responda ao comando.
    Fiz um teste com o meu iPhone 5 com o iOS7 e um 3GS com a versão anterior (instalada de uma forma "manual" porque acho que o 3GS não suporta a ultima versão do iOS6). Com ambos em standby, clicando no botão home o 3GS é mais rápido a exibir o ecrã e por sua vez a responder ao “slide to unlock”. Fiz também o seguinte teste; desbloquear ambos ao mesmo tempo “slide to unlock” e o 3GS permite deslizar imediatamente para a segunda tela de aplicações, enquanto no iPhone 5 (ou seja, o iOS7) temos que esperar pelo fim da animação, o que provoca muitos “missed touch”(agora, sendo “mauzinho”, algo que me faz lembrar o Android. Será que a Apple copiou esta “funcionalidade” do Android? :) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Reduzir movimento" não desactiva o efeito parallax. Experimentei e continua.

      O que está escrito debaixo do botão é:
      "Reduzir o movimento da interface, incluindo o do efeito paralaxe de ícones e alertas"

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Foi o que li em vários sites. Testei agora mesmo e senão desactiva o efeito parallax, torna-o quase imperceptível.

    ResponderEliminar
  5. O famoso BUG (?) da marcação de um número de tefone qualquer a partir do ecrã das chamadas de emergência foi corrigido com o iOS 7. O do soldado espanhol também.

    ResponderEliminar