2013/09/22

Avisador de Emails Importantes no Gmail com um Arduino Yún


Por muitos equipamentos que se tenha, por vezes não há nada como ter um display dedicado para nos mostrar informação realmente importante e prioritária que não queremos que fique perdida no meio de widgets num ecrã, ou de notificações que podem ficar por entregar num smartphone com bateria descarregada. Usando um dos pequenos Arduino Yún com WiFi integrado tornar-se extremamente simples criar um sistema que apresenta informação num pequeno display - neste caso em concreto, um avisador de emails importantes no Gmail.


Este foi mais um projecto que me surpreendeu pela sua simplicidade, já que a nível de hardware apenas precisam do Yún, um LED que serve de avisador (e que poderão usar como saída para ligar qualquer outra coisa, como uma lâmpada, buzina, ou o que bem entenderem, e opcionalmente também um pequeno display LED).


Tudo o resto fica a cargo do software, e uma vez que o Yún tem funcionalidades bem interessantes, como a parte que corre em "Arduino" poder comunicar com a parte que corre em Linux usando simples chamadas REST via URLs , há um mundo de possibilidades que fica à vossa espera para expandirem este projecto.

Neste caso em concreto, temos um curl que vai buscar o feed ATOM de uma label definida no vosso Gmail (para a qual redireccionarão os emails que considerarem importantes, usando filtros e regras), que depois é processado e usado para ligarem o LED de aviso e mostrarem o número de emails por ler.

... Depois de fazerem isto, já terão as bases para fazer tudo aquilo que imaginarem: por exemplo, um avisador de quando há novos posts no Aberto até de Madrugada! Ora aí estava um uso bem importante! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)