2013/09/29

Box - A magia do Projection Mapping em movimento


Não nos faltam exemplos excelentes de utilização do projection mapping como forma de dar vida a objectos inanimados. Usando-se projectores e nada mais que luz, consegue-se criar a ilusão de que fachadas de edifícios, automóveis, ou até simples objectos se transformem em algo mágico que parece ter saído de um sonho mas que estamos a ver com os nossos próprios olhos. Mas depois, temos coisas como este Box, que leva as coisas a um nível completamente diferente.



Em vez de termos projecções sobre objectos estáticos, neste caso temos projection mapping a ser feito sobre elementos em movimento, sendo que também a câmara de filmar se move ao longo desta espectacular apresentação. Parte do segredo é que tanto as telas onde as imagens digitais são projectadas como a câmara estão a ser controladas por braços robots de elevada precisão, que permitem manter o sincronismo perfeito necessário para criar as várias ilusões tridimensionais que nos são apresentadas. (Os responsáveis dizem que em breve disponibilizarão um vídeo "making-of" que certamente será tão interessante de ver como o resultado final).

Fiquem com o vídeo deste incrível "Box", e relembro que tudo o que vão ver no vídeo está a ser gravado pela câmara tal como é, não havendo efeitos especiais aplicados posteriormente. É a verdadeira magia da imagem. :)


Box from Bot & Dolly on Vimeo.

2 comentários:

  1. Grande trabalho mas penso que só possível com os movimentos exactos ao milímetro dos robôs para mover os suportes. Deve ter dado um bom trabalho a programar!

    ResponderEliminar