2013/09/19

CyanogenMod passa a Empresa


Hoje em dia é complicado falar-se de "Android" como se de uma única coisa se tratasse. O Android é uma plataforma que se estende de muitas e variadas formas, a começar pelas versões modificadas por fabricantes e operadores e terminando na infinidade de versões cozinhadas pela numerosa e sempre crescente comunidade de entusiastas. Mas pelo meio de tudo isto há uma variante que invariavelmente se destaca: o CyanogenMod. Das origens modestas, em poucos anos o CM tornou-se numa versão de Android que muitos preferem à versão oficial... e o seu sucesso é tal que agora este projecto dá o salto para  se tornar numa empresa comercial.



O CyanogenMod é uma versão de Android que serve de salvação a muitos utilizadores cujos equipamentos não mais têm direito a actualizações oficiais; e que já é escolhido por muitos para equipar mesmo os seus smartphones acabados de comprar, já que conta com inúmeros melhoramentos e mais possibilidades de ajustes do que o Android "do Google".

Nos planos estão a criação de uma app que facilite o processo de instalação do CM em qualquer equipamentos - coisa que por enquanto ainda não é muito recomendável para utilizadores iniciados - e a promessa de que o CM se irá manter fiel aos seus princípios, de um sistema livre de coisas supérfluas, com actualizações frequentes, e seguro.

Falta saber é como o CM pretenderá ser rentável, uma vez que enquanto empresa... essa passará a ser também uma das suas preocupações. Talvez a coisa passe por licenciar o seu CM a alguns grandes parceiros; ou talvez se venha a criar duas variantes do CM, uma para utilizadores pagos, outra gratuita (embora não saiba até que ponto é que a comunidade reagirá bem a algo deste tipo). Certamente que eles lá terão as suas ideias e as partilharão com todos quando acharem adequado.

Até lá há que lhes dar os parabéns e ver como um projecto "amador" se pode tornar em algo que agora se aventura desta forma e permite que os seus responsáveis se dediquem a tempo inteiro a fazer aquilo que gostam.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)