2013/09/21

Espanha cede aos EUA e aprova lei que dá 6 anos de cadeia a sites Piratas


Espanha há muito que vinha a sofrer pressões dos EUA para acabar com as suas leis permissivas nos downloads ilegais - que no caso espanhol, nem sequer eram considerados ilegais. Mas agora as pressões parecem ter finalmente funcionado, e foi aprovada uma lei que dará até 6 anos de cadeia para os administradores de sites contendo links para obras com direitos de autor.


Até ao momento esses sites eram legais desde que não lucrassem directamente com esses conteúdos (cobrando pelo acesso, por exemplo), mas podendo contar com publicidade. Agora, até os lucros indirectos como publicidade são contabilizados, e - mesmo se faltará ver até que ponto é que esta lei será transposta para a prática - sem dúvida que os administradores de tais sites terão que repensar duas vezes se vale a pena o risco.

Falando de resultados práticos, o efeito desta lei será nulo, quanto mais não seja por deixar de fora sites de sharing P2P e motores de busca. Ou seja... quando muito obrigará alguns espanhóis a passarem a usar outras fontes para irem buscar os conteúdos que muito bem desejarem.

Fica no entanto no ar a ameaça de que este será apenas um primeiro passo mais ameno numa luta contra a pirataria, e que assim que a população se acomodar a esta lei, outras leis mais agressivas surgirão - insistindo em tratar a partilha como crime, em vez de a promover como forma de divulgação e não como inimiga mortal dos autores e criadores de conteúdos.

Interrogo-me sobre quais seriam os efeitos se em vez de se desperdiçarem centenas de milhões de dólares a combater a pirataria e a criar sistemas de DRM que apenas servem de empecilho aos utilizadores pagadores; esse dinheiro fosse canalizado para a educação e sensibilização de que as coisas só existem se os seus criadores as puderem fazer de forma sustentável. Se eu quero que um estúdio continue a fazer jogos, sei que tenho que comprar os seus jogos; se eu gosto de uma banda ou artista, sei que ele tem que poder pagar as contas para o poder continuar a fazer; se eu gosto de um filme ou série, igualmente...

Não seria essa uma mensagem bem mais produtiva e eficiente do que tentar fazer lavagens cerebrais de que fazer um download de uma música é o equivalente a roubar um carro? Eu acho que sim...

8 comentários:

  1. Porque é que não usam esses milhões para baixar os preços nos produtos pirateados!?

    ResponderEliminar
  2. Podiam também usar os milhões para criar sistemas de partilha menos intrusivos. Eu gostava mesmo mesmo de poder ir ao site de uma banda, pagar os 99 centimos pela musica e sacar um mp3 totalmente livre. Comprava muito mais música, isso era de certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso sugiro que compre música no bandcamp.com e mande as discográficas dar uma curva.

      Eliminar
    2. Espero não estar a dizer um tolice, Alexandra, mas costumo comprar músicas na iTunes Store e "espalho-as" por diversos aparelhos, sejam Apple, Windows, Windows Phone ou Android. Não são Mp3 e sim AAC e são 256 kbps, mas sinceramente não consigo observar perda significativa em relação às de 320 kbps (em relação à FLAC é outra conversa!). Nunca tive problemas com DRM em nenhuma música.

      Eliminar
    3. @biohazara Já estive a ver o Bandcamp. Tem dois problemas, pelo menos do que eu consegui ver: Só se consegue comprar por albuns e não estão lá os grandes artistas.

      @Alessandro Galvão: Hm, isso se calhar mudou então, porque quando eu tinha um iPod (anos atrás lol) só se conseguia tocar música comprada na iTunes store no iTunes.

      Eliminar
    4. Pois, para mandar as discográficas dar uma curva, é preciso deixar de comprar dos "grandes" artistas que lhes venderam a alma. Simplesmente muitos destes "grandes" artistas nunca terão as suas músicas disponíveis sem DRM... por causa das discográficas (elas são as donas das músicas, não os artistas).
      Relativamente aos albuns, eu consigo comprar músicas individuais, basta carregar no link de uma música (abre uma nova página) e comprar essa música.
      Outra solução é... comprar CDs e ripar. Mas é uma maneira bem mais cara de conseguir música livre.

      Eliminar
  3. ""grandes" artistas nunca terão as suas músicas disponíveis sem DRM"
    : P Arguably... É por estas e por outras que a pirataria tá em alta. O mercado tem sede de um serviço fácil, barato e que dê confiança. Eu nem me importava que fosse estilo "one time download" porque afinal se comprares um CD e o estragares ou perderes ninguém te dá um 'backup', então porque terias direito a downloads ilimitados de uma música? Podes fazer cópias e o backup fica a teu cargo. Se fizeres porcaria e a apagares pagas outra vez.

    Quanto ao bandcamp vi muito por alto, quando tiver tempo exploro aquilo melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais :) O bandcamp vale a pena explorar, encontra-se lá de tudo um pouco, mas também boas músicas.

      Eliminar