2013/09/12

Google+ com Edição de Fotos mais Potente... mas só no Chrome


Boas notícias para os fãs das fotografias, o Google melhorou substancialmente as capacidades de edição de fotos no Google+ dando uso à tecnologia do Snapseed. No entanto é uma melhoria que poderá também reacender as discussões sobre a universalidade da web, pois é algo que apenas está disponível no Chrome.


Para os utilizadores do Chrome que não se queiram preocupar com essas questões "de fundo", podem agora dar uso a ferramentas como o Auto Enhance, múltiplos e variados filtros, aplicar margens artísticas, ou aplicar correcções selectivas a partes específicas da imagem. Podem fazer as experiências que quiserem à vontade, pois poderão sempre voltar à versão original.

Este editor utiliza a tecnologia Native Client do Google, que permite executar código "nativo" sem os constrangimentos (ou perda de desempenho) das linguagens web. Mas tal como há apoiantes deste sistema, há também quem alerte para que estamos perante o equivalente aos ActiveX do Internet Explorer - ou seja: sistemas que darão origem a coisas que funcionam exclusivamente num único browser; deixando de fora todos os outros.

Por muito que eu seja um fã do Chrome, reconheço que não tenho vontade nenhuma de regressar aos tempos dos sites "made for IE"... mesmo que agora sejam substituídos por um "made for Chrome".

2 comentários:

  1. Cada vez mais desiludido com a GOOGLE tá a ficar igual à M$

    ResponderEliminar
  2. O pior é que desactivou o sistema antigo que, por inferior que fosse, funcionava em todos os browsers.

    ResponderEliminar