2013/09/12

Notícias do Dia

Um smartphone que podem montar ao vosso gosto com blocos estilo LEGO; um espectacular sistema que recria objectos 3D a partir de uma única fotografia;  não é o Faísca McQueen, mas o nosso Miguel Faísca ganhou a final do GT Academy da Sony-Nissan, e vai tornar-se num piloto de verdade; e o MEO lança um suplemento de dados "ilimitado" para telemóveis... que novamente tenta redefinir o significado das palavras.

E já de seguira, fiquem com as notícias do dia:

Microsoft prepara Cortana em resposta à Siri


Parece que a Microsoft se prepara para puxar de um trunfo na área dos assistentes virtuais. Se o Google aposta num sistema incaracterístico e despersonalizado à Star Trek para o seu Google Now; e a Apple aposta na sua Siri com personalidade vincada; a Microsoft vai recorrer a uma das personagens mais conhecidas de um jogo que movimenta milhões: Cortana da série de jogos Halo (eu nem sou fã nem nada... ;)

Nos jogos, Cortana é uma inteligência artificial que nos auxilia a superar todos os desafios. E faz sentido que a MS a queira tornar realidade para ter resposta ao Android e iOS (sendo que vai até mais longe ao pretender integrá-la em todos os equipamentos Windows, dos desktops aos mobiles, e também na Xbox).

Parece-me uma ideia excelente... o único risco é se não conseguirem concretizar as expectativas que os utilizadores têm para a sua própria Cortana.




Dados roubados de 2 milhões de clientes à Vodafone Alemanha


Como não podemos deixar passar uma semana sem que se descubram roubo informações, desta vez o alvo foi a Vodafone na Alemanha, que viu serem roubadas informações sobre dois milhões de clientes. Mas desta vez as suspeitas recaem sobre um dos seus funcionários, pois a Vodafone diz que o ataque demonstrou conhecimento bastante específico sobre os seus sistemas internos - tendo já identificado um suspeito que foi entregue às autoridades. Felizmente, apenas deverão ter sido conseguidos os nomes e emails dos clientes, com os dados mais "sensíveis" ficando a salvo (informação de cartões de crédito, números de telefone, passwords, etc.) t


Reeder regressa ao iOS


Depois de ter desaparecido com a morte do Google Reader, o Reeder - uma das apps mais populares para leitura de feeds - regressa ao iOS. A app é agora universal, funcionando tanto no iPhone como no iPad (anteriormente existiam duas versões separadas), e resolve também a questão de ter tudo sincronizado em múltiplos dispositivos.

O Reeder já está disponível na app store e custa 4,45€ (que terão que ser pagos mesmo por quem já tivesse a versão anterior).

E falando de RSS...


Google recua e volta a ter RSS para alertas


O Google poderá ter decidido unilateralmente que os RSS "não prestam", encerrando o Google Reader e removendo a opção de entrega por essa via no Google Alerts - mas agora parece ter sido obrigado a reconhecer que terá sido uma decisão apressada. Sem merecer honras de anúncio oficial, o que é certo é que o Google Alerts voltou a ter a opção de enviar os resultados dos alertas por RSS; um sistema bem mais prático e eficaz do que recebê-los via email, especialmente se se tratarem de alertas com volume considerável de ocorrências.

... Agora só nos falta ver o Google a anunciar um leitor de feeds RSS na web...


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)