2013/09/09

Novas Chrome Apps saltam para fora do Browser


O Google prepara-se para dar mais um importante passo no sentido da universalização das web apps como verdadeiras alternativas às apps nativas, com as novas Chrome Apps. As web apps são muitas vezes conotadas com pouco mais que páginas web com funcionalidades limitadas, lentas, e que não podem tirar partido de todas as funcionalidades dos nossos computadores.

Com o 5º aniversário do Chrome, o Google quer mostrar que as coisas não têm que ser assim.

Estas novas Chrome Apps são lançadas como qualquer outro programa nativo, funcionam sem problemas mesmo sem ligação à internet, não necessitam de uma janela "tradicional" do Chrome, e talvez mais importante que tudo... têm acesso quase total ao hardware do vosso computador, incluindo controladores e câmaras ligadas via USB ou bluetooth, etc.

Para além disso continuar a ter as vantagens das web apps, como actualizações transparentes sem chatices, acesso a armazenamento sincronizado na cloud, notificações, e segurança (já que continuam a correr dentro de uma "sandbox" isolada do resto do sistema).


O Google recomenda que experimentam apps como o editor de fotos Pixlr Touch Up, ou jogos como o Cracking Sands, Tank Riders, e muitos outros.

... Aos poucos, começa-se a ficar cada vez menos dependente do sistema operativo que se tem instalado, e estas Chrome Apps poderão muito bem ajudar a colmatar as falhas que muitas vezes são atribuídas ao Chrome OS. Será altura para a Microsoft se começar a preocupar?

5 comentários:

  1. Se calhar devia, antes que aconteça como nos OS móveis, em que chegou tarde demais...

    ResponderEliminar
  2. Então o Silverlight da Google chama-se Chrome Apps?!?!
    Eu compreendo o hipe da Google e do seu toque de Midas mas já era tempo de não lhes atribuir o mérito de tudo o que se faz nas TI hoje em dia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ter querido dizer o Flash da Microsoft? :)

      A diferença neste caso é que caso se trata de tecnologia HTML que facilmente será migrada para a web e qualquer browser (ou assim se espera). Vamos lá ver no que dá.

      Eliminar
    2. Tens razão Carlos. Eu só não me referi ao Flash por ser uma trapalhada enquanto o Silverlight é pensado de raiz e assenta que nem uma luva na(s) plataforma(s) de desenvolvimento da Microsoft à época (é quase um fork do WPF). O curioso é a Microsoft ter quase abandonado o SL com o aparecimento do HTML 5(HTML 5 + CSS 3 + JS) e a Google ter reabilitado esse caminho!

      Eliminar
    3. Não é "quase abandonado"... é abandonado mesmo. O SL está com morte já agendada para 2012 - sendo apenas mantido devido aos compromissos existentes (a Netflix usava-o para o streaming dinamico adaptativo).

      http://techblog.netflix.com/2013/04/html5-video-at-netflix.html

      Eliminar