2013/09/21

Porque se desligam os aparelhos electrónicos nos aviões


Se estão intrigados porque motivo têm que desligar os equipamentos electrónicos abordo de um avião durante as aterragens e descolagens, o site College Humor fez um vídeo que mostra a situação exactamente como gostaríamos que acontecesse, ou seja:  perguntando porquê e apresentando algumas das situações que todos já terão imaginado.

Aproveito também para dizer que já voei meio-mundo, com várias aterragens de descolagens pelo meio, com o telemóvel ligado durante toda a viagem (por puro esquecimento), só reparando quando a certa altura durante uma das aterragens recebo o aviso sonoro da chegada de um SMS - ficando toda a gente em redor a olhar para mim como se fosse um terrorista a tentar fazer cair o avião. (Espero que com essa brincadeira não tenha ficado na lista negra da NSA se alguma vez tentar voar para os EUA! :)

12 comentários:

  1. Já me rí um bocado, pois o video está muito bom!!
    Interessante que ainda no fim de semana passado estavamos no café a falar dessa situação e apareceram todo o tipo de teorias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "apareceram todo o tipo de teorias..."

      hipoteses, teoria é uma hipóteses que passou pelo processo cientifico e demonstrou explicar um fenómeno

      Eliminar
  2. É verdade, não faz grande sentido pedirem para desligar os dispositivos electrónicos.
    Era um bocado preocupante que um avião sofresse interferências, quando ao mesmo tempo, os telemóveis, portáteis, etc...ao lado uns dos outros, funcionam sem problemas.
    Eu não viajaria de avião se soubesse que corria esse risco.

    Cá para mim foi alguém que lembrou um dia, as pessoas acharam piada, e virou moda obrigar o povo a desligar os dispositivos...LOL

    ResponderEliminar
  3. Por acaso já falei dessa situação com um comandante da TAP e ele próprio disse que não fazia mal nenhum estar com o telemóvel ligado durante todo o voo... é mais uma questão de precaução do que outra coisa :p

    ResponderEliminar
  4. Isso já foi provado vezes sem conta que esses aparelhos não interferem em nada com o avião, é tudo treta tal como aquelas de desligar o telemóvel nas bombas de gasolina, ninguém o faz e não existe nenhum registo de alguma vez ter acontecido seja o que for por isso.

    Essa das bombas foi criada porque se dizia que afectava (mitos literalmente, não foram estudos nem nada do género) e a dos aviões provavelmente foi exactamente o mesmo e eles "só para não arriscar" fizeram disso uma regra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nas bombas de gasolina a questão é muito diferente! a bateria de teu telemovel sem saberes às vezes faz uns pequenos choques, o vapor do combustivel é tambem altamente inflamável que podendo dar origem a explosão. nem sequer o deves ter no bolso

      http://www.youtube.com/watch?v=TCsCVX40A8Q

      Eliminar
    2. Isso é completamente irrelevante, tu próprio podes criar esses choques, chama-se electricidade estática, já aconteceram vários acidentes pelo mundo fora de pessoal que como disseste fez os vapores começarem a arder por estarem carregados com electricidade estática e tocarem perto da entrada do deposito enquanto metiam combustível.
      Então vamos também proibir pessoas nas bombas de combustível?

      Eliminar
  5. Extractos de um livro escrito por um piloto de aviões citado por David Pogue"

    A utilização de telemóveis e dispositivos electrónicos é mesmo perigosa durante o voo?”
    Depende. Os computadores portáteis têm de ser guardados por ocasião da descolagem e aterragem “para que não se tornem projécteis de alta velocidade se ocorrer um impacto ou uma desaceleração súbita”. Quanto aos tablets e aos leitores de livros electrónicos, “é difícil levar uma proibição a sério quando tantos pilotos utilizam agora tablets no cockpit”. É por isso que a Administração Federal da Aviação está a considerar aligeirar a proibição de utilização deste tipo de dispositivos.

    E os telemóveis podem realmente interferir no funcionamento dos aparelhos da cabina de pilotagem? Provavelmente, não. “Arrisco-me a dizer que, pelo menos, metade dos telemóveis, por esquecimento ou preguiça, são deixados ligados durante o voo. Se isto fosse efectivamente meio caminho andado para uma desgraça, acho que já teríamos provas disso.”
    http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/os-muitos-misterios-das-viagens-aereas-1606504

    ResponderEliminar
  6. Sim, um mito por e simplesmente. Se assim não fosse, não estariam sendo por estas ocasiões e cada vez mais, assinados com as mais prestigiadas companhias aéreas, contratos de rede em voo através de satélites e de forma gratuita.
    Quem é que desliga ou coloca em "modo avião" o telemóvel, etc, durante as descolagens/aterragens/voo?... Só mesmo os mais cépticos ou então os que tem medo de ser "taxados em Roaming" ao cruzarem diversos países durante a viagem!!. Tem graça... :)

    ResponderEliminar
  7. Creio que conheço o suficiente deste tema para dizer que estamos perante uma situação do tipo "mais vale prvenir que remediar".

    Ao contrario do que possam pensar interferencias entre RF transmitidas e os equipamentos eletronicos existem ( as vezes até se notam em alguns aparelhos de audio os sinais típicos de telemoveis a operar nas vizinhanças). No entanto hoje em dia estes fenómenos ocorrem cada vez menos porque no projecto de sistemas eletrónicos tem se em conta os telemóveis e tomam-se logo na sua concepção medidas cautelares de "imunização" contra os seus sinais.

    Um incidente que teve impacto neste tipo de regulamentação pode ser lido em

    http://www.ntsb.gov/aviationquery/brief.aspx?ev_id=20001212X22847&key=1

    Devemos ter em conta que nessa altura os "telemíveis" eram novidade e havia unidades a transmitir com uma potencia elevada para os parametros actuais ( salvo erro 5W ). Por outro lado os sistemas dos aviões nunca tinham sido projectados para terem imunidade suficiente à existencia de telemoveis dentro do avião. Portanto na altura foi quase um somar 2 e 2 para se recomendar o desligar de todos os aparelhos eletronicos dentro de aviões.

    Actualmente (passados mais de 20 anos) os sistemas nos aviões já tem standards de imunidade suficientes para não serem afectados por telemóveis pelo que, em teoria, poderia ser levantada a interdição. No entanto como ao contrario dos automóveis as companhias não mudam de aviões de 5 em 5 anos é possivel ainda encontrar aviões antigos em serviço em que essa imunidade não possa ser garantida.
    Por isso temo que durante mais algum tempo vamos ter essa regra em vigor.

    ResponderEliminar
  8. Bom, não se imagina a quantidade de equipamentos de rádio a operar na sua frequência e colocar ruído em frequências vizinhas. Imaginem aqueles telemóveis chineses que não obedecem a qualquer regulação... por isso mais vale prevenir.

    ResponderEliminar
  9. A propósito deste tema dei de caras hoje com uma espécie de explicação/solução para o mito! :)


    http://www.revolucaodigital.net/2013/09/24/regras-uso-do-telemovel-em-avioes-mudar/

    ResponderEliminar