2013/09/03

Sony prepara Câmara compatível com Lentes Canon e Nikon


A Sony parece estar mesmo empenhada em "sacudir" o mercado das câmaras digitais, e depois das lentes-câmara prepara também um modelo que pisca o olho aos clientes das outras marcas. Quando um fotógrafo investe numa máquina, é bem provável que se mantenha fiel à mesma marca devido às lentes e acessórios que vai comprando. Isso torna cada vez mais difícil mudar de marca/sistema no futuro, considerando o investimento avultado.

É certo que há adaptadores de lentes que permitem encaixar lentes Canon numa Nikon, ou ambas no E-Mount da Sony, mas embora o mecanismo permita mecanicamente usar as lentes, não se tira partido das funcionalidades que as lentes têm, como o auto-foco. A Sony prepara-se para resolver o problema usando a mesma técnica já anterioremente usada na Contax AX: se não é possível controlar-se a lente, controla-se a distância a que o sensor fica dela.

Em vez de ser a lente a focar a imagem de modo a que caia precisamente sobre o plano de focagem, neste sistema é o próprio sensor que anda para trás e para a frente para encontrar o ponto desejado.

Será isto suficiente para que os veteranos da Nikon e Canon dêem o salto para a Sony? A ver vamos...


1 comentário:

  1. Para mim é causa mais do que suficiente para mudar para a Sony, já que remedeia uma das coisas que mais me irrita no mundo das SLR: A ausência de um standard de encaixe de lentes.
    Tendo em conta que tenho familiares com lentes Nikon e Canon, será ideal para pedir lentes emprestadas. :)
    Resta saber se são necessários adaptadores e se são muito caros.

    ResponderEliminar