2013/10/06

Cubos Robot Autónomos Auto-Reconfiguráveis


Quem é fã de séries e filmes de ficção certamente já terá visto robots feitos de pequenas peças que são capazes de se recombinar para criar novas formas (se viram a série Stargate pensem nos Replicators). E como sempre, há quem esteja a tentar tornar realidade os mesmos conceitos de robots modulares capazes de se juntarem em novos formatos. Estes que vos trago hoje parecem ter resolvido um dos principais problemas... de como fazer movimentar pequenos blocos robóticos sem necessidade de peças exteriores.



Poderá parecer magia ver um pequeno cubo robot ser capaz de se movimentar sem qualquer assistência externa e sem método de locomoção aparente. Mas é precisamente o que fazem estes pequenos cubos robot. Aliás, não só são capazes de se movimentar sozinhos, como são até capazes de saltar no ar!

Para além de uns ímanes bem posicionados nas suas faces que lhes permite agarrarem-se uns aos outros (e também rodarem uns sobre os outros, como se tivessem "dobradiças" nas arestas), o truque está numa peça rotativa no seu interior, que quando é travada transfere a sua energia cinética para o próprio cubo, permitindo-lhe movimentar-se sem necessidade de nada no exterior.

O resultado parece mesmo saído de um filme de ficção, só que com a diferença de que aqui é algo real. Embora estes primeiros blocos sejam compreensivelmente básicos e ainda limitados nas suas capacidades reais, não será difícil imaginar o que umas décadas de desenvolvimento e miniaturização irão permitir que se faça. Esperemos apenas que não ganhem capacidade de se auto-replicar... pois senão os problemas que vimos nas séries de ficção poderão começar a tornar-se assustadoramente reais! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)