2013/10/03

Há mais Androids a fazer "Batotas" nos Benchmarks


No outro dia vimos que a Samsung continua a recorrer a tácticas controversas para inflacionar os resultados dos seus equipamentos nos benchmarks, mas infelizmente isso não é algo que se limita a uma só marca. Se quisermos apontar o dedo à Samsung por causa destas tácticas que podem induzir os consumidores em erro, também temos que o fazer a várias outras marcas.

Segundo os testes realizados pelo site Anandtech, há muitos equipamentos de diferentes marcas que usam sistemas idênticos para detectar quando se correm alguns dos benchmarks mais populares para activarem modos especiais de alto-desempenho. Relembro que não há nada de anormal em querer demonstrar o máximo desempenho de um produto... a não ser quando esse modo de alto-desempenho está única e exclusivamente disponível para os ditos benchmarks e nunca pode ser utilizado pelo utilizador em circunstâncias normais.

Olhando para equipamentos da Asus, HTC, LG e Samsung... vemos que todos eles recorrem a métodos para melhorar os resultados dos benchmarks, em maior ou menor grau. As excepções são os equipamentos da Motorola e os Nexus do Google. Para além do mais há casos em que este tipo de prática vai expressamente contra os termos de utilização de certas apps (como o 3DMark) - o que não deixaria de ser um caso interessante se alguma vez viesse a chegar aos tribunais.

A verdadeira questão é se se justifica que os fabricantes entrem nestas guerras dos números para obterem alguns pontos percentuais de vantagem sobre os seus concorrentes; ao mesmo tempo que perdem credibilidade junto dos utilizadores mais técnicos que não achem piada a este tipo de coisa. Não seria mais produtivo usarem o seu tempo a resolver bugs e a disponibilizarem actualizações de forma atempada?

Caros fabricantes, é favor pararem com isto antes que as coisas tomem proporções ainda mais absurdas...

2 comentários:

  1. Uns pontos, é como quem diz, no Nexus 3 são mais 20% de pontos (diz o Arstechnica), ainda é uma mão cheia deles :)

    P.S. Além da Google/Motorola e dos Google/Nexus, a Anandtech ilibou expressamente a Apple de tais práticas.

    ResponderEliminar
  2. Se formos ver, a maior parte das pessoas que compra um telefone de topo, fá-lo por pura masturbação psicológica, sem fazer a mínima ideia do que está a comprar.
    São essas pessoas que olham para os benchmarks, e acham que 200 pontos no Geekbench corresponde a algo super-fixe e que justifica o investimento em determinado terminal. Mas depois perguntam "Snap quem? O CPU do meu telefone é quad-core e tem 32GB de memória.".

    As pessoas realmente entendidas na matéria também acabam por comprar um terminal com base nas suas specs. Mas a verdade é que olham um pouco mais à qualidade de construção, autonomia, suporte por parte do fabricante, assistência, e afins. Mas isso não vem nos charts e para a maior parte das pessoas não pesa aquando da compra de um terminal de topo.

    E para essa maioria a perda de credibilidade é passageira. Da mesma maneira que a falta ou atraso no lançamento de updates também o é. Coisa que minha opinião, é bem pior que infacionar benchmarks sintéticos.

    Portanto, acho que apesar da "credibilidade" ser afectada nem que seja momentaneamente, acho que os fabricantes apenas têm a ganhar com a inflação dos testes.

    ResponderEliminar