2013/10/03

Notícias do Dia

Hoje temos em destaque o caso da cobrança "dupla" pela Internet nalguns tarifários; passamos por mais uma pechincha no Deal Extreme, um mini-router WiFi portátil por 20€; vimos que as batotas nos benchmarks Android não se limitam à Samsung e são mais comuns do que se poderia pensar; e temos um projecto no Kickstarter que quer facilitar o acesso à captação de imagens em alta-velocidade.

E não se esqueçam que já estamos a dar o segundo exemplar do livro O'Reilly deste mês.


Nexus 5 chega este mês?


Parece que já falta pouco tempo para ficarmos a conhecer o novo equipamento de referência da plataforma Android - o novo Nexus 5. Segundo os últimos rumores a apresentação será a 14 de Outubro com a chegada às lojas a acontecer antes do final do mês.

Depois... há rumores para todos os gostos: desde ter 4GB de RAM e um CPU de 64bits; a ter câmara revolucionária que permita a refocagem das fotos depois de serem tiradas; e tudo o mais que quiserem "atirar para a fogueira". Quanto a mim parece-me mais seguro apontar para que seja essencialmente um G2 com poucas alterações - o que já será excelente - e que chegue até nós com um preço imbatível.




LG prepara smartphone com OLED curvo


Continuando na LG, parece que também está para breve um novo smartphone curvo, o LG Flex. Mas segundo estes esboços não se tratará de nada revolucionário mas tão somente algo de idêntico ao Nexus S e Galaxy Nexus. A diferença é que nesses equipamentos apenas o vidro era curvo, mantendo um ecrã plano por trás, e desta vez deveremos ter um ecrã verdadeiramente curvo que acompanha a superfície do aparelho.

Ainda assim... não me parece que seja suficientemente diferente para atrair atenção especial (a não ser que a LG aposte em fazer um em que toda a superfície seja um ecrã, sem "margens" em redor - isso é que era!)


Android Jelly Bean quase a chegar a 50% dos Android mas...


O Android Jelly Bean está quase a chegar a 50% dos Androids, mas isso apenas é conseguido graças ao englobamento das versões 4.1, 4.2 e 4.3. Se olharmos para elas de forma isolada, o 4.3 chega apenas a 1.5% dos equipamentos. Depois temos ainda uma grande percentagem de equipamentos "presos" no 2.3 Gingerbread e 4.0 ICS.

Mesmo com a técnica do Google de ter "dado a volta" ao assunto através do Google Play Services que permite que muitos destes equipamentos possam receber actualizações críticas sem necessidade de updates do sistema por parte dos fabricantes, não deixa de servir como lembrete para que este aspecto devesse merecer mais atenção. E não vamos esquecer que muito brevemente chegará o Android 4.4 KitKat...


10GB de espaço extra no Google

Se deram uso à promoção do QuickOffice para Android e iOS, já deverão ter na vossa conta do Google os 10GB de espaço extra para além do espaço habitual. Pena é que lá para 2015 a promoção termine e sejam novamente subtraídos (mas esperemos que por essa altura o Google já tenha aumentado o espaço base para todos).

E com isto descobri que tenho 8GB de emails no Gmail (e eu nem tenho por hábito guardar por lá ficheiros com imagens ou anexos demasiado grandes). Lá vou ter eu que fazer uma pesquisa por tamanho no Gmail para ver o que anda a ocupar espaço...


Snapchat passa a ter "histórias"

A app que se popularizou por permitir enviar mensagens que se auto-destroem ao fim de algum tempo dá agora um passo para uma vertente bem diferente. Com as Snapachat Stories o serviço quer passar a ser também um diário que permite guardar e partilhar os momentos chave ao longo do dia que não sejam para esquecer.

... Agora é esperar que os utilizadores não se baralhem e comecem a guardar as fotos que queriam ver apagadas em segundos, e a eliminar aquelas que eram para manter! :)




Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



2 comentários:

  1. "presos" no 2.3 Gingerbread e 4.0 Honeycomb. <-- 3.0 :P 4 é ics :D

    by ruben_m

    ResponderEliminar