2013/10/30

Homem descobre que os $27 de Bitcoins que comprou há 4 anos valem agora 1 milhão


Já todos passamos por notícias que nos mostram como poderíamos estar financeiramente mais confortáveis se em vez de termos comprado um equipamento informático há algumas décadas atrás, tivéssemos optado por comprar acções de certas empresas, como a Apple e o Google. No entanto, em todos esses casos era necessário ter investido alguns milhares de dólares/euros para que o valor actual fosse relevante. No caso que vos trago hoje... o investimento foi bem menor e estava ao alcance de todos.

Os Bitcoins são uma moeda digital descentralizada que foi criada precisamente com o intuito de não ser "controlável" por nenhuma entidade. Assente em complexas fórmulas matemáticas e criptográficas, é uma das formas que se tem tornado cada vez mais popular para efectuar pagamentos na internet, e que até já é aceite também em lojas do "mundo real". O seu interesse causou também uma autêntica corrida ao ouro (já que basta poder de computação para "minar bitcoins" e o seu valor não parou de subir... de forma substancial!

Foi precisamente isso que descobriu Christopher Koch, que há quatro anos atrás decidiu comprar 5000 bitcoins por $27, perante o olhar desaprovador da sua namorada que pensava que ele estava a deitar o dinheiro fora. O caso passou-se, e a compra dos bitcoins rapidamente foi esquecida...

Agora, quatro anos mais tarde, Christopher relembrou-se do caso, e depois de pesquisar pela sua password para aceder às suas moedas, ficou siderado por descobrir que o seu investimento de $27 valia agora mais de $800 mil dólares (isto segundo a cotação de Abril passado - na cotação actual, 5000 bitcoins valem mais de 1 milhão!)

Como sempre... é fácil sonhar com as possibilidades deste tipo de negócios quando são olhados "para trás". Mas, é impossível não sacar da máquina calculador e sonhar com as possibilidades... se há quatro anos atrás tivessem comprado $2700 dólares de bitcoins... actualmente valeriam 100 milhões de dólares! Era um descanso, não era?

12 comentários:

  1. O problema vai ser cambiar isso para USDs. Corrijam-me se estiver enganado, mas deve ser extremamente difícil haver alguém que dê de facto 1 MUSDs por essas bitcoins, ou que aceite, por exemplo, o pagamento de uma casa em bitcoins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O moço não teve problemas em levantar 1/5 dos bitcoins e comprar uma casa, :)

      Eliminar
    2. Num dia "calmo" são trocados entre 500 mil e 2 milhões USD em bitcoins...

      Eliminar
  2. Espere que o homem tenha noção que vai ter de pagar IRS, as bitcoins podem se equiparar a um papel comercial que valorizou logo, impostos sobre a mais valia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ralava-me um bocadão por ter de pagar impostos sobre 1 milhão de dólares...
      Sempre deve ficar com mais do que 27 dólares...

      Eliminar
    2. Se fosses americano devias, eu não pagamento de impostos dá direito a cadeia não é como cá.

      Eliminar
    3. Isto é na europa...

      Eliminar
  3. Neste momento o preço está bem alto! O ano passado comecei a ouvir falar nisso e pelos visto tinha sido uma boa altura para investir.
    Agora já está difícil "entrar".. mas a segurança também não é muita.
    Logo, o ideal seria ter comprado como o jovem da notícia e quando começou a subir bastante trocar por dinheiro real e aplicar numa conta a prazo num banco.

    ResponderEliminar
  4. Como saber se tenmos bitcoin em algum site desses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você conhecia o bitcoin?

      Se sim tem, se não não

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar