Até que ponto é que o Android é verdadeiramente open-source; o tarifário ZON4i limita-se a copiar o M4O; espreitamos mais de perto a aparente obrigatoriedade de usar uma conta Microsoft no login do Windows 8.1; como criar uma câmara de vigilância IP usando um Raspberry Pi; extensões do Chrome que são responsáveis por publicidade sonora irritante; a Nvidia quer monitores com framerate sincronizado com a placa gráfica com o seu G-Sync; e uma curiosa história, que felizmente acabou bem, de como o primeiro homem no espaço quase ficava por lá.
E agora fiquem com as notícias do dia:
A autonomia no Windows
Com o lançamento do Surface Pro 2 a Microsoft deu uso aos mais recentes CPUs Haswell e conseguiu melhorar a autonomia de 4.7h para 6.6h. Uma melhoria significativa, mas que no entanto - neste mundo repleto de tablets que se aproximam e superam as 10h em utilização (e mesmo considerando que um CPU Haswell é imensamente mais potente) - há quem diga que a MS tem a obrigação de fazer mais e melhor.
E para isso apresenta os novos MacBook Air, que têm hardware idêntico ao Surface Pro 2, e que são capazes de chegar às 14h de autonomia, mesmo se no modelo que seria mais equiparável em termos de bateria, o de 11", se ficam pelas 11h. Ainda assim, um diferencial das 6.6h do Surface Pro 2 para as 11h do MB Air de 11", são inexplicáveis. E tratando-se do Surface, em que é a MS que tem total controlo sobre todo o hardware e também pelo software, não podem ser dadas desculpas como sendo a culpa de um "driver" mal feito...
Nokia Lumia 1520 vai ter Snapdragon 800 e câmara PureView de 20MP
Amanhã ficaremos a conhecer as novidades da Nokia (que chegam no dia em que também ficaremos a conhecer as novidades da Apple, embora em diferentes fusos horários - a Nokia desta vez escolheu Abu Dhabi) mas parece que algumas delas já vão ser conhecidas. Uma loja chinesa revelou os detalhes sobre o Lumia 1520, e indica que terá um ecrã de 6" Full HD, um Snapdragon 800, e uma câmara Pureview de 20MP.
A nível de hardware parece-me que a coisa está composta para atrair os fãs dos phablets; e com a câmara de 20MP, promete tornar-se referência no segmento. Agora só falta mesmo que a Nokia/Microsoft reconheçam que é necessário oferecer estes equipamentos com preços "à Nexus"! (E quanto mais cedo melhor... senão vai acontecer como o Windows RT... que finalmente parece estar a caminho da unificação com o Windows Phone em 2105).
Apple vai passar Garage Band a freemium?
Ainda no outro dia falávamos de que os lucros das apps está no modelo de compras in-app; e eis que a própria Apple se prepara para confirmar isso. A app Garage Band, até ao momento uma app paga (4,49€) deverá passar a app gratuita com instrumentos extra a ficarem disponíveis via compras in-app.
Uma medida que deverá expandir o número de pessoas que irá experimentá-la (sem ter o receio de ter que pagar esta "exorbitância" pela app), e que depois de ficarem viciados na sua melodia, mais facilmente investirão os euros extra necessários para terem acesso aos instrumentos musicais que quiserem utilizar.
Barómetros microscópicos a caminho dos smartphones
Investigadores querem usar barómetros microscópicos como auxiliares de navegação para interiores, permitindo detectar quando os utilizadores sobem ou descem de andar. Os barómetros são peças difíceis de miniaturizar, uma vez que quanto mais pequenos são menos precisão têm. Mas, usando um novo método que recorre a uma diminuta câmara de pressão, foi possível criar um barómetro que não só tem tamanho reduzido... como têm precisão melhorada à medida que é feito em escalas mais pequenas.
Este sistema apenas é capaz de medir diferenças de pressão, ou seja sabe dizer se vocês subiram ou desceram, mas não se estão a 50 ou 100m de altitude, mas poderá muito bem fizer a fazer parte do conjunto considerado "normal" nos smartphones nos próximos anos (tal como os acelerómetros e giroscópios).
Curtas do Dia
- Twitter também se refugia na Irlanda para escapar aos impostos
- Simperium quer ser um iCloud e Dropbox open source para todos
- França exige explicações quanto à NSA ter registos de 70 milhões de chamadas telefónicas - e o Presidente do México também não gostará que a NSA leia os seus emails
- Raid ao Megaupload destruiu mais de 10 milhões de ficheiros legais
- Microsoft também prepara Remote Desktop para Windows Phone
- Twitter vai descontinuar a sua app de música
- Cloud da Amazon também já faz transcode de áudio
- Upgrade do Windows RT para o 8.1 está a dar problemas
- Hangouts para iOS já permitem fazer chamadas telefónicas gratuitas para EUA e Canadá - versão para Android deverá ser anunciada com o 4.4 KitKat
Resumo da Madrugada
- A ilusão do Android open-source
- APEL faz queixa dos estudantes de medicina que partilham livros
- Bug no Facebook deixou likes e actualizações no mural inacessíveis
- ZON4i não é o tarifário revolucionário que se esperava - os rumores eram bons demais para ser verdade
- Análise ao Huawei Ascend P6
- Novas soluções de segurança ESET
- bq amplia família de tablets com Quad-Cores
- Zoomquilt - imagem com zoom infinito
- Os logins no Windows 8.1
- Fotografias de miniaturas que parecem reais
- Criar uma câmara de vigilância IP usando um Raspberry Pi
- SwiftKey Beta ganha layouts para todos os gostos
- ScreenX transforma cinemas em salas de projecção a 270º
- Lamborghini Veneno Roadster
- Extensões do Chrome responsáveis por publicidade sonora irritante
- Como retocar pele brilhante no Photoshop
- Projection mapping "holográfico" de baixo custo
- Nvidia G-Sync permite monitores com framerate sincronizado
- Aerogel - o fumo congelado
- Barcelona em hyperlapse
- Primeiro homem no espaço quase ficou por lá
- Microsoft vai unificar o Windows Phone e Windows RT em 2015
- MS disponibiliza Remote Desktop para Android e iOS - a versão Windows Phone ficar para último já será revelador...
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)