2013/10/26

Visualizador musical com fitas LED, Philips Hue, Raspberry Pi, Arduino e Spotify


Os fãs da iluminação e dos LEDs não vão querer perder este projecto que combina vários elementos bem populares, para criar um ambiente para as festas em casa digno de qualquer discoteca que se preze. Se gostam de LEDs e "engenhocas" o mais certo é já terem todos os ingredientes necessários.


Embora não seja obrigatório terem todas as peças que podemos ver em funcionamento no vídeo, este projecto de visualizador musical com LEDs recorre ao spotify, a um Raspberry Pi, a uma fita LED com LEDs endereçáveis, lâmpadas Philips Hue, um Arduino, e LEDs Dioder do IKEA "hackados" para serem controlados digitalmente. Tudo isto fica sincronizado ao som da música (excepção feita para as Philips Hue, que têm um tempo de resposta demasiado lento).

Mas não se assustem com todas estas peças... para o efeito principal necessitam apenas de um Raspberry Pi e de uma fita de LEDs endereçáveis. Ao contrário das fitas LED mais comuns, onde apenas se pode controlar a cor e intensidade de toda a fita como um todo, estas com LEDs endereçáveis permitem que se defina a cor e intensidade individualmente para cada pixel, permitindo a criação de efeitos muito mais versáteis.

Fica a ideia para projecto de fim-de-semana. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)