2013/11/16

Como fazer uma Harpa Laser


As harpas laser são uma velha paixão que me acompanha desde os saudosos tempos dos mega espectáculos do Jean Michel Jarre. Hoje, mostro-vos como é possível criarem uma de forma relativamente simples, e com a vantagem de que é um modelo que dispensa qualquer tipo de moldura.


Se estão a interrogar-se como é que um sistema que meramente emite um laser é capaz de detectar quando interrompem o feixe, a resposta é igualmente simples. Usando-se uma luva de cor clara, parte do laser será reflectido e essa pequena variação luminosa poderá ser detectada através de um foto-transístor. Como o controlador sabe a cada instante em que posição está o motor responsável pela criação do efeito harpa, facilmente se pode determinar qual dos feixes está a ser interrompido.

Como em qualquer projecto que envolva lasers, tomem as devidas precauções, nomeadamente a utilização de óculos de segurança apropriados para o tipo de laser que escolherem. Dito isto, aqui fica o link para o Instructables onde podem ver como fazer uma harpa laser usando um Arduino, um stepper motor e um laser.

1 comentário: