2013/11/03
Como usar um Surface 2 para trabalhar "a sério"
Ainda recentemente vimos a Microsoft a criticar a Apple e a dizer que o seu iPad apenas serve para brincar, e que os Surface é que são verdadeiras ferramentas de trabalho, e eis que hoje vos trago um caso que mostra como usar um Surface 2 para fazer trabalho a sério.
Por muito que a Microsoft goste de associar "trabalho" com o seu MS Office, a verdade é que o "trabalho" que se faz num computador Windows é muito mais diversificado. Por exemplo, e se um developer quiser trabalhar no Visual Studio - algo que não está disponível no Windows RT? Felizmente, há sempre soluções para tudo - e neste caso vemos como um Surface 2 (RT) pode ser usado para trabalhar com o Visual Studio e qualquer outro tipo de programa que à partida não estaria disponível para um tablet.
Neste caso, o truque é recorrer a um computador virtual a correr no Windows Azure (a cloud da Microsoft) e aceder-lhe remotamente via Remote Desktop.
O Windows Azure disponibiliza imagens pré-configuradas com o Visual Studio 2013 para quem tiver uma conta associada ao MSDN, e onde poderão criar uma máquina à medidas das necessidades, das mais modestas às mais potentes. É um serviço que irão pagar pelo tempo de utilização e também pelo espaço de armazenamento ocupado, mas dependendo das configurações escolhidas, é algo que poderá ficar por apenas alguns cêntimos por hora.
O importante é que com um sistema assim, poderão ter acesso a um computador "potente" a partir de um Surface 2 RT, e fazer todo o tipo de trabalho que fariam num computador com Windows completo. Ou seja... podem usar um Surface 2 para trabalhar "a sério", como a Microsoft tanto gosta de dizer.
... O que poderão não gostar de dizer é que este sistema que aqui é usado com um Surface 2, poderá ser usado da mesma forma a partir de um iPad, de um tablet Android, ou de qualquer outro dispositivo que disponha de uma app para acesso remoto via Remote Desktop (ou algo equivalente). Se bem que, em abono da verdade, parece-me que o Windows RT possa tornar-se verdadeiramente mais prático ao permitir a fácil utilização de outras apps no modo "side-by-side", que no iOS obrigaria constantemente a alternar entre diferentes apps em ecrã total.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Dá para desenvolver em Objective C no Ipad?
ResponderEliminarEm vez de acederes a uma máquina virtual/remota com Windows, acedes a uma com OS X. O processo é idêntico.
EliminarAcho que a minha cabeça explodia com falta de espaço de ecrã... Mas se calhar estou mal habituado.
ResponderEliminarAo menos o Surface 2 já tem resolução Full HD (a mesma que muitos developers terão nos seus monitores - embora concorde contigo, dual-monitor e mais pixeis são altamente recomendados! :)
EliminarMas acontece o mesmo com um portátil, não? :)
EliminarCom a resolução Full HD não tens qualquer problema por ter apenas 10''. Não te esqueças que o objectivo do Surface é ser bastante móvel. Se aumenta o ecrã, aumenta o peso e reduz a portabilidade. Usando ecrãs externos (com um hub usb 3.0 podes usar até 16 ecrãs externos se não me engano), acaba-se esse problema quando estás na secretária, mas manténs um sistema bastante leve quando queres sair.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarHá uns anos comprei um Asus Transformer com o objectivo de poder ter um tablet em que usando o teamviewer pudesse aceder a uma máquina a sério para trabalhar. Esta ideia tornou-se impossível de executar devido à diferença entre os 2 sistemas (teclas de atalho diferentes, sistemas de ficheiros diferentes que dificultam as transferências entre ambos, etc).
ResponderEliminarNo caso do Surface, penso que todas estas dificuldades que tive acabam por desaparecer visto serem sistemas idênticos.
A meu ver, o único contra que ainda existe numa solução destas é não poder usar vários ecrãs para aceder à máquina remota. Exemplo, tenho um Surface e quero ter o Visual Studio num ecrã e o Sql Server noutro ecrã (ambos instalados na mesma máquina remota). Como faço? Resposta: por agora não faço.
Por favor, alguém comente este video. Gostava de saber as potencialidades de todos os sistemas TABLET
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=wG1b0yBJHLM