2013/11/28

Homem diz ter deitado 7.5 milhões em Bitcoin para o lixo


A euforia do dinheiro digital - e a louca valorização que tem tido, com os bitcoin a passarem os $1000 dólares - tem dado origem a alguns episódios caricatos, como o homem que descobriu que era milionário quatro anos depois de ter comprado $27 em Bitcoin, e agora um novo relato... de alguém que diz ter deitado para o lixo 7500 bitcoins, que agora valeriam 7.5 milhões!



Supostamente, trata-se de uma pessoa que apanhou os Bitcoin logo no seu início e que foi capaz de minar 7500 bitcoin numa semana com o seu portátil (há quem ponha em causa este relato considerando a dificuldade actual em minar bitcoins, mas no início o processo era bastante mais rápido e simples de efectuar - e o seu valor era também reduzido). Depois de ter parado com a "mineração", devido às queixas da sua namorada de que o computador estava sempre a fazer barulho, as coisas ficaram por ali... até ao dia em que um copo de limonada fez com que o portátil deixasse de funcionar. Mas não foi aí que o erro foi cometido...

Ele removeu o disco e guardou-o numa gaveta, onde permaneceu durante cerca de três anos, até um fatídico dia em que, em "limpezas", pegou no disco e o atirou para o lixo - sem se lembrar o que ele continha. Só cerca de 4 meses mais tarde é que os seus neurónios novamente se iluminaram e ele tomou consciência do que tinha feito.

E assim... 7500 bitcoin, agora de valor superior a 7.5 milhões foram para o lixo. Considerando o valor de que se está a falar, ele já foi falar com os encarregados do aterro onde o lixo foi depositado, mas a quantidade de lixo criada nos últimos meses faz com que tal seja uma tarefa praticamente impossível. E sem a chave criptográfica guardada no disco, não há hipótese de recuperar o dinheiro (será que isso é suficiente para nos relembrar da importância dos backups, sendo que neste caso, até se pode ter a chave numa pen USB, impressa numa folha de papel, ou onde bem entenderem!)

Verdade ou mentira, é mais uma história que certamente irá fazer parte do "folclore" da Internet de agora em diante.

4 comentários:

  1. Não vale a penar chorar sobre o leite derramado.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Podem fazer o favor de nos indicar onde podemos obter informação sobre o que é um bitcoin, como é gerado e como cambiar por moeda corrente.
    Estamos interessados em ser multi-milionários e a vossa ajuda será preciosa (às tantas já estamos podres de ricos).
    Obrigado. :-)

    ResponderEliminar