2013/11/12

Malware Stuxnet chegou ao Espaço


Lembram-se do Stuxnet que infectou e interferiu com o programa nuclear iraniano? Pois bem... esse virus/malware que é capaz de atacar instalações industriais parece não ter limites quanto aos locais a que pode chegar, ficando isso demonstrado com a sua chegada à Estação Espacial Internacional (ISS).


Esta infecção terá acontecido no início do ano, quando um astronauta russo levou uma pen USB que estava infectada com o malware, e que rapidamente se espalhou pelos sistemas a bordo da estação espacial. Embora não seja conhecido qual o impacto que esta infecção teve nos sistemas, ou se terá chegado a colocar em risco a vida dos astronautas - imagine-se que era um vírus que alterasse a órbita da estação e impossibilitasse a sua recuperação manual (embora me pareça que devam existir sistemas de backup redundantes para evitar esse tipo de situação; para além de que em muitos casos este tipo de infecções se limita aos computadores pessoais dos cientistas e não propriamente aos sistemas de controlo da ISS) - servirá para mostrar que até computadores que se pensam estar isolados, podem facilmente ser "contaminados".

Talvez não fosse má ideia começar a obrigar todos os astronautas a passar os seus equipamentos informáticos por um antivirus antes de poderem seguir viagem para a ISS; ou arriscam-se a começar a dar credibilidade ao clássico Independence Day e ao upload do vírus para a nave mãe dos extra-terrestres! :)


P.S. Falando de Independence Day... sabem que Roland Emmerich vai voltar à carga e trazer-nos, não um, mas sim dois novos filmes: ID Forever Part I (para 2015) e ID Forever Part II (para 2017). Vamos lá ver se teremos novamente um "stuxnet" a derrotar os aliens, ou se desta vez será algo mais criativo...

1 comentário:

  1. Infelizmente a infeção ocorreu antes de eles fazerem a transição para Linux... Que pena!
    http://www.computerweekly.com/blogs/open-source-insider/2013/05/international-space-station-adopts-debian-linux-drop-windows-red-hat-into-airlock.html

    ResponderEliminar