2013/11/12

Google patenteia "tatuagem" que funciona como microfone e detector de mentiras


As tendências tecnológicas previstas para os próximos anos seguem na direcção de haver cada vez mais dispositivos wearable, que poderão ser utilizados como vesturário ou acessório (como o Google Glass)... ou até irem mais longe e serem aplicados directamente na pele. E enquanto alguns se ficam pela imaginação, o Google apressa-se já a requerer algumas patentes sobre esse tipo de sistemas.



Uma delas é uma "tatuagem" para colocar no pescoço que poderá servir como microfone, permitindo ao seu utilizador comunicar de forma mais discreta. Antes de se começarem a preocupar com agulhas, na verdade trata-se de um sistema adesivo não permanente, que poderá ser removido assim que não for necessário. Talvez mais preocupante para aqueles que já pensam que o Google sabe demasiado sobre as nossas vidas, é a possibilidade deste sistema integrar também um detector de mentiras.

Não sei muito bem quais serão as aplicações que o Google está a antever para algo como isto, mas já dou comigo a imaginar um estado policial onde um qualquer suspeito poderá levar logo com um "autocolante" em cima que servirá para registar tudo o que diz e verificar se está a falar verdade ou mentira. Claro que isto será apenas culpa de ter lido muito George Orwell em criança... e na realidade só teremos aplicações bem mais optimistas deste tipo de tecnologia... certo?

De uma maneira ou de outra, o que me parece é que começará a ser inevitável a utilização de dispositivos que irão começar a tornar bem mais diluída as fronteiras entre o que se considera homem e máquina. Primeiro com este tipo de adesivos, depois com sistemas implantados, e no futuro mais distante até com "máquinas biológicas" que possam ser geradas directamente no interior do corpo humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)