2013/11/06

Mesa 3D capaz de recriar volumes em tempo real


Nalguns filmes de ficção científica temos visto interfaces físicos que parecem escapar às leis da realidade, materializando objectos à vontade dos seus utilizadores. Ainda não estamos propriamente nesse ponto, mas esta mesa 3D já nos permite imaginar que um dia destes se chegue lá.


A mesa é composta por uma grelha de pequenos actuadores que se podem movimentar na vertical, e assim recriar qualquer forma volumétrica captada por uma câmara 3D. No exemplo vemos como uma pessoa a movimentar as mãos no ar é capaz de "segurar" e movimentar uma bola que é colocada em cima da mesa.

Por enquanto poderá não passar de uma curiosidade, mas o número de potenciais aplicações é quase ilimitado. Desde interfaces físicos para invisuais, passando pela criação de modelos 3D "tocáveis" e que podem ser manipulados em tempo real (sem necessidade de recorrer às demoradas impressões 3D), também pelo entretenimento - permitindo toda uma nova geração de jogos que misturam o virtual com o real, etc. etc. Acima de tudo servirá também para relembrar que por muito que o nosso mundo de hoje se passe no interior dos ecrãs dos computadores e tablet, é também salutar ter formas de o transferir para o mundo real e físico.

... Estão a imaginar o que seria transpor isto para uma escala significativamente maior (de uma sala, por exemplo) e permitir que as divisões se transformassem em função das necessidades do momento, criando e removendo paredes, locais para arrumação, etc. etc.? :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)