As câmaras 3D estão a revolucionar o mundo, como podemos ver pelo sucesso do Kinect - que rapidamente foi aproveitado para tornar possível milhares de projectos independentes (e a recente aquisição da PrimeSense pela Apple faz antever que também venham aí mais novidades nessa área). Mas... a tecnologia utilizada por estas câmaras ainda não é perfeita, e agora um grupo de investigadores do MIT desenvolveu um sistema que promete inúmeros benefícios.
Baptizada com o nome de nano-camera, continua a dar uso ao sistema de time-of-flight (que é capaz de medir o tempo que a luz demora a chegar e ser reflectida pelos objectos para determinar a sua distância), mas com uma pequena variação. Nos sistemas existentes, a medição não pode ser feita correctamente quando se trata de objectos transparentes, translúcidos, ou reflectivos, ou quando existem interferências como chuva, nevoeiro, etc. Com este novo sistema, em vez de simples impulsos de luz, são enviados impulsos codificados ultra-curtos que permitem criar uma sequência de informação que depois é analisada nos "reflexos" para resultados muito mais precisos.
É o tipo de tecnologia que é utilizada na indústria das comunicações, para melhorar a qualidade do sinal enviado nas fibras ópticas, por exemplo - e que agora foi transposto para algo mais "visual".
Uma vantagem adicional deste sistema é que a câmara pode capturar um momento no tempo com precisão de nano-segundos, e fazê-lo a custo extremamente reduzido: apenas $500 (em comparação, aquela câmara que permitia ver até a luz a movimentar-se em câmara lenta custava $500,000 dólares!)
É bom ver que a tecnologia para captar o nosso mundo em 3D continua a evoluir, com aplicações em praticamente todas as áreas, da segurança aos automóveis, passando obviamente pela interacção com os computadores (não só em jogos mas também para facilitar o uso "comum").
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