2013/11/15

Scanner 3D com 40 Raspberry Pi


A popularização das impressoras 3D faz com que também aumente o interesse nos sistemas de scanning 3D que permitam captar informação tridimensional de alta qualidade de pessoas e objectos. Com a maioria dos scanners actuais a fazer a leitura por varrimento - que requer que o alvo fique imóvel durante o tempo de captura, e que portanto se torna desadequada para crianças ou animais - um utilizador resolveu fazer algo melhor que permitisse uma captura instantânea.

O resultado final foi o PI3DSCAN um sistema de scanning 3D que dá uso a 40 Raspberry Pi e 40 câmaras. Dispostos numa "esfera" em redor do alvo, este sistema permite fazer um scan 3D instantâneo, com as 40 imagens resultantes a serem convertidas em pontos tridimensionais usando o software Recap da Autodesk gratuito. (Ainda há bocado falávamos da nova versão do 123D Catch! :)


Os modelos 3D gerados são de alta qualidade e têm precisão mais que suficiente para a grande maioria do uso "doméstico" (e até "profissional").

Claro que comprar 40 Raspberry Pis com câmaras não será propriamente algo ao alcance da maioria das pessoas que gostam de fazer este tipo de coisa como hobby, mas é possível fazerem algo idêntico usando muito menos câmaras - e possivelmente até reciclando algumas webcams que até tenham no vosso "baú de tralhas electrónicas".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)