2013/11/19

Smart TVs da LG enviam para a LG nomes dos ficheiros que tiverem numa Pen USB


Há cada vez maior número de pessoas que dá uso às funcionalidades multimédia das suas SmartTVs para verem filmes a partir de pens e discos USB. Assim dispensam a necessidade de um media player adicional, e torna-se muito mais prático ver qualquer tipo de conteúdos em vídeo. O que poderão não saber é que o vosso televisor poderá estar a registar o nome de todos os ficheiros que tiverem numa pen ou disco USB a ele ligada e a enviá-los para a LG.

Pode ser bastante apetecível ter uma Smart TV ligada à internet. Podemos ver as últimas notícias, ver vídeos do YouTube, e até ver o que andam a fazer os nossos amigos no Facebook. O que não esperamos é que quando lhe ligamos uma Pen USB para ver um qualquer ficheiro de vídeo, o televisor registe o nome dos ficheiros e os envie para a LG.


Isto foi descoberto por um utilizador que se lembrou de testar se a opção que desactiva essa recolha de dados estava realmente a zelar pela sua privacidade... e qual não foi o seu espanto quando, mesmo depois de a ter desligado, viu que o nome dos ficheiros continuava a ser enviado para servidores da LG.

O único ponto "positivo" no meio deste caso de abuso da privacidade é que o endereço para o qual estes dados estão a ser enviados parece não estar a funcionar (mas não quer dizer que já não tenha estado, ou que venha a estar novamente), pelo que a recomendação - para quem se preocupar com estas questões - passa por bloquear uma série de domínios relacionados com este serviço assim como os de publicidade direccionada da LG. Assim, terão que dar um salto ao vosso router e colocar "na lista negra":

  • ad.lgappstv.com
  • yumenetworks.com
  • smartclip.net
  • smartclip.com
  • llnwd.net
  • smartshare.lgtvsdp.com
  • ibis.lgappstv.com
Esperemos que a LG responda rapidamente a esta questão e explique porque motivo uma opção de privacidade que promete manter os dados dos utilizadores em segurança não esteja a fazer nada.

Actualização: a LG lamenta o incidente e diz que nunca guardou estes dados e que irá disponibilizar uma actualização de firmware para resolver o problema.

3 comentários:

  1. Já estou a imaginar no futuro aquelas associações de copyright manhosas a processarem pessoas por verem filmes nas pens USB depois de terem recolhido esses dados dos fabricantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se isso acontecer ...será o fim da LG!!
      O descontentamento e a desconfiança dos utilizadores irá levar ao extermínio da marca que fizer isso...

      Eliminar