2013/12/18

McLaren vai abandonar os limpa pára-brisas


Pode ser o mais fantástico dos super-carros jamais existentes... mas em todos eles encontramos um equipamento que já conta com 110 anos de idade: os limpa pára-brisas - as populares escovas que vão passeando pelo vidro para remover água e sujidade. É uma invenção que parece arcaica nesta era de alta-tecnologia, e a McLaren está a trabalhar para que se possa dizer adeus a esta invenção do século passado.



E em vez de reinventar um novo sistema, a McLaren limitou-se a olhar para o que já existe. Neste caso, foi investigar porque motivo os caças de combate não têm escovas limpa pára-brisas dos seus cockpits... Se pensavam que isso se tornava desnecessário devido a um tratamento especial e à elevada velocidade do ar a passar sobre ele (como eu pensava), estão enganados. Os caças usam um sistema de ultra-sons que faz com que seja praticamente impossível qualquer partícula (água, neve, insectos, sujidade) aderir aos vidros; de forma idêntica aos sistemas de ultra-sons que os dentistas usam para limpar os dentes.

Como se pode imaginar, esta tecnologia tem - por agora - custos avultados e deverá ser apenas aplicado a carros onde o factor preço seja "irrelevante", mas espera-se que com as sucessivas evoluções, se possa chegar a um sistema de valor idêntico ou inferior ao dos limpa pára-brisas tradicionais - e com todas as vantagens que um sistema que dispensa motores, partes móveis, e escovas que vão ficando gastas e que podem riscar os vidros; para além das vantagens adicionais nos países onde é frequente os carros ficarem cobertos de gelo e onde as escovas se tornam ineficazes.

... Esperemos que isso seja algo que possa acontecer o mais cedo possível, pois a mim, pessoalmente, sempre tive aversão a ver as escovas a "raspar" no vidro do pára-brisas! (E assim fico com a desculpa perfeita para justificar a compra de um McLaren... certo?)

6 comentários:

  1. > um tratamento especial e à elevada velocidade do ar a passar sobre ele (como eu pensava)
    olha, tb eu pensava :(

    ResponderEliminar
  2. É um dos meus dramas - encaixar as escovas limpa pára-brisas. Nunca consigo à primeira :)

    ResponderEliminar
  3. A melhor desculpa de sempre! :D

    ResponderEliminar
  4. Tens outro equipamento que ainda é mais velho, o próprio motor de combustão.. Que só ainda subsiste devido ao gigantesco lobby do petróleo.

    ResponderEliminar
  5. Hummm e então se deixar o carro umas horas debaixo de uma arvore e ter o vidro todo cagado pelo pombos? E depois ao ligar o carro os cagalhõezinhos de pombo saltam para fora? Para acima das pessoas q estão ao pé do carro? hehe

    ResponderEliminar
  6. Já agora aplicar isso ao carro todo era boa ideia. Poupava-se uma manhã por mês na lavagem.

    ResponderEliminar