2014/01/13

Airfy - Internet Gratuita para todos no Indiegogo


Há um projecto no Indiegogo chamado Airfy que para além de nos propor um hotspot bastante futurista e cheio de LEDs, tem tentado atrair apoiantes com a sempre chamativa referência a internet gratuita para sempre. Mas afinal do que se trata?

O Airfy quer tornar-se em mais uma rede de WiFi partilhada pelos utilizadores - ao estilo do que acontece com a Fon - e que em troca da partilha da vossa rede de internet doméstica (ou empresarial) dá-vos a possibilidade de usarem gratuitamente qualquer outro hotspot Airfy em qualquer parte do mundo.

Este projecto tem alguns pormenores interessantes, como o facto do hotspot poder ser programado para usar os seus 50 LEDs como avisadores para diferentes tipos de notificação; beacon com integração com o IFTTT; e nos modelos mais avançados um dos objectivos é ter uma câmara de vigilância integrada que vos permite manter a vossa casa debaixo de olho. Mas embora o objectivo deste projecto já tenha sido mais que atingido (neste momento já vai com mais do dobro do montante pretendido), o ponto fundamental para a sua utilidade prática é a sua disseminação.

De nada nos servirá apoiar este projecto se depois não houver qualquer garantia de que teremos hotspots Airfy nos locais por onde andamos - coisa que a Fon conseguiu por cá graças a parceria com a Zon, que ajudou a expandir imensamente o número e área de cobertura da rede Fon em Portugal. De qualquer forma, se quiserem apoiar o projecto mesmo sem grandes investimentos, bastará o pagamento de $20 para terem acesso a esta rede Airfy de forma ilimitada e sem publicidade para sempre.

6 comentários:

  1. Parece-me bem, mas a disponibilização massiva não será fácil de ser atingida sem "toneladas de campanhas", ou parcerias com operadores...

    Além disso, tal como aqui foi falado, existe sempre o quesito da segurança da navegação em redes "públicas".

    Ainda assim, é claramente uma grande vantagem face à FON, já que em Portugal, quem não for cliente Zon, pagará umas pequenas fortunas(se não estou em erro) pelo acesso LIMITADO ao serviço Fon, ao contrário deste que por 20$ oferece acesso ilimitado a todos os disponibilizadores de acessos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas podes tornar-te um Fonero sem seres ZON, e também ficas com o acesso gratuito sem pagar nada.

      Eliminar
    2. Vou olhar o site deles para pesquisar as tarifas, quem sabe não me junte ao projecto...

      Acho que estes serviços, são sobretudo uma grande mais valia aquando de deslocações ao estrangeiro.

      Eliminar
    3. Para seres "fonero" basta comprares uma FON e partilhar a tua rede sem mais custos adicionais. Sou fonero à 7 anos e muito jeito me tem dado ao longo destes anos.

      Eliminar
  2. O preço dos routers a manter-se são impeditivos... Gosto muito deste tipo de ideias que ajudam à massificação da Internet e a pressionar os preços praticados mas a ideia da câmara com acesso à Internet parece-me que não será a troco de nada... Posso ser só eu a ser desconfiado.

    Mas espero continuar a receber noticias deste projecto e a Vodafone ou Cabovisao são candidatas, digo eu :P

    ResponderEliminar
  3. Mas a Fon é mesmo um bom exemplo a ser para aqui chamado ? Pela minha experiência não serve para nada porque sempre que tento usa-la as ligações estão constantemente a falhar e não consigo fazer nada...

    ResponderEliminar