2014/01/13

Smartphone LiFi demonstrado no CES


O LiFi é um curioso sistema que em vez de recorrer às ondas de rádio para transmitir dados - como nas redes WiFi - utiliza a luz. Embora a sua popularização não deva ser coisa que aconteça em breve, no CES já existiam alguns protótipos que comprovavam o seu funcionamento.

O sistema LiFi torna-se possível usando luzes LED, que podem ser moduladas em alta-frequência (apagando e acendendo tão rapidamente que nem é perceptível para os nossos olhos) e usando isso para transmitir dado. No protótipo apresentado - um smartphone onde a câmara frontal foi substituída por um sensor de luz capaz de receber esses dados - era possível ver-se o aparelho a comutar entre diferentes apps dependendo da "lâmpada" da qual se aproximava.

Por enquanto parece-me que a tecnologia ainda não tem muitos argumentos para convencer o mercado - que já tem WiFi à disposição, com fartura, e a baixos preços - mas se um dia começar a aproximar-se das velocidades teóricas possíveis (10Gbps) talvez a coisa mude de figura.

Mas há também outro pequeno detalhe que será preciso não esquecer: se para receber informação, a coisa não parece complicada, bastando ter o equipamento à vista de uma destas lâmpadas LiFI - no sentido inverso a coisa parece-me mais complicada. Será que passaremos a ter os smartphones e tablets com LEDs mega-potentes frontais (ao estilo dos usados nos flashes traseiros) para poderem comunicar no sentido inverso?


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)