2014/01/30

Google vende Motorola à Lenovo e perde mais de $6 mil milhões


É difícil perceber o que se passa na cabeça de alguns gigantes da indústria, e esta venda da Motorola Mobility à Lenovo não deixará de causar alguma estranheza... especialmente quando se considera que o Google perde mais de $6 mil milhões de dólares com o negócio.



O Google comprou a Motorola Mobility em 2012 por uns astronómicos $12.5 mil milhões, já na altura dizendo que aquilo em que realmente estava interessado eram as suas muitas patentes. Desde então só dois equipamentos foram lançados realmente sob a gestão do Google, o Moto X e o Moto G, equipamentos excelentes mas que não têm sido capazes de estancar as centenas de milhões de prejuízo que a Motorola continua a dar ano após ano. Depois de ter vendido a parte da Motorola dedicada às set-top boxes por $2 mil milhões, o Google vende agora o restante à Lenovo por $2.91 mil milhões de dólares.

Mesmo considerando que o Google continuará a deter a maioria das patentes da Motorola... continua a ser um saldo negativo superior a $6 mil milhões de dólares...

Se a ideia do Google era ficar só com as patentes, então porque motivo perdeu tanto tempo a "despachar" a Motorola? Por outro lado, esta medida poderá também prender-se com a necessidade do Google não querer entrar em concorrência/conflito directo com os seus parceiros - especialmente a Samsung - comercializando equipamentos que poderiam ser bastante mais atractivos (como é o caso do Moto G).

Quem parece ter feito o melhor negócio é mesmo a Lenovo, que com um mercado dos PCs em queda bem agradecerá toda a ajuda para dar o salto para os equipamentos mobile. Conseguindo ficar com a marca Motorola, duas mil patentes e permissão para usar as restantes, a Lenovo acelera assim esta transição... faltando agora ver qual será a direcção em que vai seguir... evoluindo com base nos actuais Moto X e G, ou recomeçando do zero?

9 comentários:

  1. Tendo em conta a expansão da Lenovo no segmento mobile, fizeram na minha opinião, um excelente negócio. Tendo em conta que por uma "bagatela" ficaram com o 3º fabricante que mais vende nos EUA, acho que foi um bom negócio.

    ResponderEliminar
  2. http://www.forbes.com/sites/timworstall/2012/12/22/did-motorola-mobility-only-cost-google-1-5-billion/

    Parece que ainda teve lucro, agora com esta venda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um aviso a navegação, Forbes online está pejada de artigos da treta escritos por Forbes contributor, tudo que não é escrito por forbes staff é de desconfiar. O processo de aprovação de artigos contributivos não parece ter critérios aceitáveis, já por varias vezes vi artigos com informação vaga ou simplesmente errada, este parece mais um desses.

      Quanto a venda em si, acho que Google comprou gato por lebre em termos de patentes e já perdeu varias batalhas com elas nos tribunais com a Microsoft e Apple, a venda a aparelhos em si dava prejuízo e provocava alguma desconfiança dos parceiros, principalmente se eles decidissem investir a serio na empresa. Como o negócio da publicidade continua a crescer a um ritmo bom para já a Google tem carta branca para estas asneiras, mas se o crescimento abranda, este é o tipo de negocio que leva a grandes quedas do preço de ações,

      Eliminar
  3. A Google ficou também com o departamento de R&D da motorola e mais umas coisinhas.

    ResponderEliminar
  4. E a patentes que éra o que realmente importava a google

    ResponderEliminar
  5. Se a Google comprou por $12.5 mil milhões e vendeu partes da empresa, não me parece correcta a inferência que está no título e em parte da notícia.

    Pode-se questionar se aquilo que a Google manteve vale $6 mil milhões, mas não me parece correcto dizer que os perdeu - afinal de contas ainda detém RD e patentes.

    ResponderEliminar
  6. Resumo a coisa assim, pegando numa frase deste artigo:

    Mais um míssil de Larry Page disparado para a Lua que voltou para a Terra (e para cima dos acionistas).

    Enquanto os anúncios continuarem a somar biliões vão dando para tudo. O que, sinceramente, me admira é os que dizem que a Google tem a infalibilidade do Papa, que é a luz que nos alumia neste mundo de trevas ;-)

    http://dealbook.nytimes.com/2014/01/29/google-seen-selling-it-mobility-unit-to-lenovo-for-about-3-billion/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infalibilidade, perfeição, a luz no mundo das trevas e o herói que nos liberta do grande big brother... Por momentos pensei que estivesses a comentar a estratégia de marketing da Apple :)

      ... Ou secalhar a Google também lhes copiou isso... Ou isso ainda está por ser patenteado?

      Eliminar
  7. Estando o valor da Motorola nas patentes que detém, não estou surpreso com a venda por esse valor, já que a google fica com as patentes e D&R.

    ResponderEliminar