2014/01/06

O Primeiro Disco Rígido - RAMAC da IBM


Hoje em dia podemos carregar centenas de gigabytes em pequenos cartões de memória que até se perdem ao menor descuido, e embora já tenham caído em desuso tivemos também discos rígido com tamanho pouco maior que 2cm e que cabiam dentro de um cartão compact flash. Mas como sempre, tudo tem uma origem, e no caso dos discos rígidos... o seu tamanho inicial era assustador!

O primeiro disco rígido para computador foi criado pela IBM em 1956 e fazia parte do IBM 305 RAMAC (que podem ver na foto acima). Um sistema que ocupava uma sala, mas que prometia uma revolução no tratamento da informação: em vez de usar vagarosas fitas magnéticas que demoravam eternidades a chegar ao ponto onde estava armazenada informação, este RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control) permitia um acesso quase imediato a toda a informação contida nos seus "imensos" 5MB de capacidade.

O sistema consistia em 50 discos cobertos por tinta magnética empilhados uns sobre os outros e rodando a uma velocidade de 1200rpm. O RAMAC conseguia ler informação a uma "alucinante" velocidade de 100 mil bits por segundo (ou seja, cerca de 12KB/s! - compare-se com os cerca de 1TB/s possíveis com um SSD PCIe que podemos ter actualmente).


Como parte de um projecto que restaurou um destes RAMAC para o Museu de História dos Computadores, os responsáveis descobriram que mesmo depois de ter estado "encostado" durante 40 anos, conseguiram ler o seu conteúdo sem qualquer erro - dados sobre uma empresa de seguros, fabricantes de automóveis e campeonatos desportivos (e não... ainda não havia MP3 nem filmes a ocupar espaço - não que os seus 5MB dessem para isso! :)


Portanto... da próxima vez que pegarem no vosso portátil e se queixarem que o disco de 500GB está a ficar cheio... dêem-se por contentes por poderem ter todo esse espaço num computador que podem facilmente levar para todo o lado, mas que deve as suas origens a estes antepassados pré-históricos que ocupavam uma sala inteira.



[via Wired]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)