2014/01/22

Quais os discos rígidos mais fiáveis?


Há alguns meses a Backblaze, empresa de backups na cloud que tem a seu cargo milhares de discos rígidos, partilhou connosco as estatísticas sobre a longevidade dos mesmos. Agora, é  altura de ficarmos a saber quais são as marcas e modelos de discos mais fiáveis. Seagate, WD, Hitachi, qual comprar?

Enquanto algumas pessoas poderão dar a sua opinião sobre as dezenas de discos que já utilizaram nos seus computadores, a Backblaze terá certamente um outro peso - considerando que têm actualmente mais de 25 mil discos nos seus storage pods - e por isso, é uma opinião que tem "outro peso".

Pegando nos três grandes dos discos rígidos: Seagate, WD, e Hitachi (mesmo se agora passaram a dois, com a WD a comprar a divisão de discos da Hitachi), qual se revela a marca mais fiável?

E a resposta é... a Hitachi, logo seguida pela WD, e com a Seagate a ficar surpreendentemente muito mal-posicionada, particularmente nos modelos de 1.5 e 3TB.

Enquanto a taxa de falhas anuais nos discos de 2, 3 e 4TB da Hitachi se fica pelos 1% e estes se mantêm sem problemas por vários anos, os discos de 1.5TB da Seagate têm cerca de 14x mais probabilidades de terem problemas, e a avariarem cada vez mais frequentemente ao longo dos anos (e parece que ainda "ontem" os famosos Seagate Barracuda eram sinónimo de qualidade!)


Portanto, embora cada caso seja um caso e o tipo de utilização doméstica dada a um disco nada tenha a ver com o que é dado num data center destinado a backup, por via das dúvidas, da próxima vez que estiverem a considerar comprar um disco, não fará mal optar por aqueles que nestas condições demonstram a sua qualidade.

(Isto, com o pressuposto de que o vosso disco principal é um SSD - e usam estes discos como discos secundários ou para backup! ;)

13 comentários:

  1. Um aspecto muito importante também é como é feita a substituição de discos com problemas (RMA) e nesse campo a WD também é a melhor. Eles enviam um disco primeiro, e só depois enviamos o nosso estragado na caixa. Só essa diferença faz com que o processo para nós seja muito curto.

    Comprei uns Green que num NAS no fim de um ano ou menos, vão logo à vida... agora só compro REDs.

    ResponderEliminar
  2. Estranho não haver comparativi para Toshiba

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seagate: 12765 drives
      Hitachi: 12956
      WD: 2838
      Toshiba: apenas 58 (e Samsung: 18)

      Não seria representativo fazer estatísticas da Toshiba e Samsung.

      Eliminar
    2. O estranho é mesmo usarem tão poucos queria eu dizer.

      Eliminar
  3. Pela minha experiência pior que a seagate é mesmo a SAMSUNG.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho a impressao que os discos da samsung sao fabricados pela seagate.

      Eliminar
    2. Correcto. ;)
      Em 2011 a Samsung Electrics vendeu o "negócio" dos discos à Seagate.

      Eliminar
  4. Cá em casa só compro WD. Provavelmente se não comprasse WD seria mesmo Hitachi pelo feedback que tenho de conhecidos.

    Quanto aos Green irem à vida quando usados num NAS... Mehhh. Estes casos dependem de muita coisa incluindo até a ventilação do NAS.

    Um disco "doméstico" por norma aguenta-se bastante bem mesmo quando usado num NAS. Os meus cá de casa por vezes passam o cabo dos diabos e até agora nada tenho a apontar e assim vou continuar.

    Obviamente que para fazer backups de extrema importância devemos recorrer a outro tipo de disco, com outro tipo de ferramentas e também a outro tipo de suportes.

    Agora como a diferença de preço é residual, se tivermos de comprar um disco novo, iria para o RED. Tendo um Blue ou até um Green funcional, nunca o colocaria de parte para gastar dinheiro num RED.

    ResponderEliminar
  5. A Hitachi não foi comprada pela WD?

    ResponderEliminar
  6. Eu dou preferencia à WD, nao sao sempre os mais silenciosos mas nunca me falharam. Mas para ser honesto acho que só uma vez um muito velhinho Seagate falhou. Tenho discos no momento de várias marcas e sem razoes para queixa.

    ResponderEliminar
  7. estranho toda a minha vida comprei seagate , tenho 2 discos segate barracuda de 80 gigas num pc antigo que tem 18 anos e ainda funcionam as mil maravilhas , no meu pc novo tenho 3 seagate barracuda de 3 teras modelo ST3000DM001 vai para 3 anos e nunca me deram problemas, já os da WD que montei antes dos seagate, um WD Green (de 1 tera) e um WD Blue ( 750 G ) tive que os reaproveitar para discos externos porque ao fim de um ano no green e 2 anos no blue começaram-me a dar problemas setores danificados no WD Green e avisos da bios para fazer backup de dados no WD Blue , eu não vou muito em marcas (apesar de preferir a segate ) é tudo uma sorte , o estudo não é muito serio derivado ao numero de unidades que representam as marcas a desfasamento entre elas , a meu ver tudo depende como o disco esta montado, se tem boa ventilação etc etc etc

    ResponderEliminar