2014/01/14

UE quer a tua ajuda para definir lei dos Direitos de Autor [Importante!]


A questão dos direitos de autor é um tema recorrente aqui no Aberto até de Madrugada, e enquanto alguns se limitam a repetir de que as coisas são como são e é assim; outros relembram que não é por algo estar na lei que significa automaticamente que isso esteja correcto. É precisamente isso que se passa no caso das leis que regem os direitos de autor, feitas e pensadas para outros tempos e que em nada se enquadram com as tecnologias actuais. Felizmente, a UE está a rever a situação, e para isso quer saber qual a tua opinião.


A UE está a levar a cabo um inquérito onde quer saber o que pensas quanto a coisas como o DRM, partilha de ficheiros, prazos dos direitos de autor, e outros assuntos relacionados. São 80 perguntas que poderão ser um pouco assustadoras de início, mas que felizmente podem ser simplificadas com facilidade.

O partido pirata Sueco criou um índice que refere as perguntas mais importantes referentes a cada tema e que poderás usar como guia para as tuas respostas (não é obrigatório responder às 80 perguntas existentes). E se mesmo assim te parecer demasiado trabalho, então basta dar um salto ao site copywrongs.eu onde poderão seleccionar alguns dos problemas com que já se confrontaram e dar a resposta apenas aos casos mais relevantes.


É uma rara oportunidade para poder alterar o panorama das coisas para que não se caminhe em direcção a um futuro onde uma partilha poderá dar direito a cadeia; e onde alguns grupos de "eleitos" têm o poder de decidir o que nós deveremos fazer com os conteúdos que compramos legalmente. Se isso não merece dez minutos do vosso tempo, não sei o que poderá merecer. (Nem que seja darem uma única resposta - deixem lá a vossa opinião.)

[via TF]

4 comentários:

  1. Editar um ficheiro Word para respoder a 80 perguntas nao é propriamente a maneira mais pratica de responder a este questionario...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, e assino por baixo

      Eliminar
    2. Então pois, quanto mais trabalho ou complicação menos pessoas preenchem isso... é exactamente o que eles querem.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar