Hoje em dia há muitas pessoas que passam a maior parte do tempo sentadas em frente a um monitor de um computador. Para além das preocupações da postura e dos efeitos nocivos de se estar sentado por muitas horas consecutivas, há outro aspecto crítico que por vezes é descurado: a fadiga ocular.
Os nossos olhos não foram concebidos para estarem focados no mesmo ponto durante horas a fio, para além de que o brilho dos monitores e a concentração no que eles apresentam fazem com que se pisque os olhos com frequência reduzida, agravando ainda mais a situação.
Mas há uma regra simples e fácil de decorar (e implementar) que poderá ajudar a evitar este problema: a regra dos 20-20-20.
Isto é: a cada 20 minutos olhar para algo a 20 metros de distância durante 20 segundos. (Ok, adaptei os 20 pés para metros para manter o número, mas aqui o importante é olhar para algo o mais distante possível da nossa vista). Isto representa apenas 1 minuto por hora de "descanso", mas os resultados rapidamente se fazem sentir, havendo situações em que esta prática é suficiente para fazer desaparecer enxaquecas e outras maleitas indesejadas.
Para vos ajudar a não esquecer isto, há vários programas que podem utilizar e que oferecem estes lembretes e até "treinos oculares" para combater a fadiga, como o Eye Defender.
O essencial é que se lembrem de tirar os olhos do ecrã sempre que possível, focarem-nos noutras distâncias, movimentarem-nos - e caso estejam sentados o dia todo, não fará mal nenhum se neste minutinho de descanso ocular se levantarem e caminharem um bocado - indo beber um copo de água, por exemplo, que a maioria das pessoas também raramente bebe água suficiente ao longo do dia..
Não confundam ver ao perto (+/- a 40 cm) com visão intermédia (à volta de 1,5 m).
ResponderEliminarSe precisam de lentes para ver bem o ecrã do computador, é um problema de visão intermédia.
As lentes para ver ao perto + visão intermédia chamam-se interview, mas podem ficar mal "afinadas".