2014/02/09

Renault NEXT TWO sem condutor poderá circular já em 2020


Não sei até que ponto é que poderemos acreditar nas promessas de automóveis sem condutor a circular nas estradas em 2020, quando há décadas que ouvimos dizer que os carros eléctricos estão mesmo a chegar... e sendo o que se vê. Mas de qualquer forma, é bom saber que marcas como a Renault também têm carros que nos poderão poupar frustrações ao volante.

Este NEXT TWO não poderá ser considerado um automóvel completamente autónomo pois a Renaul optou por uma solução de compromisso - talvez mais realista. Em vez de criar um carro que terá que contemplar as infinitas variáveis de todo o tipo de estradas, este veículo continuará a depender de um condutor... mas poderá tomar conta da condução quando se circulam em zonas "protegidas", onde à partida não existirão conflitos com peões, ciclistas, etc.

Desta forma a tecnologia necessária para este tipo de sistema é bastante mais económica, e continua a permitir que o automóvel chegue a um destino citadino e depois vá procurar estacionamento sozinho, e depois venha recolher o dono quando este faz o pedido no seu smartphone.

A ideia parece-me interessante, na perspectiva de que evitaria os sistemas bem mais complexos necessários para um automóvel que possa circular em qualquer tipo de estradas e sob todo o tipo de condições atmosféricas e de trânsito caótico; mas penso que não será fácil convencer os diversos países/cidades e criarem as tais zonas "protegidas". Bem... até 2020 ainda teremos muita coisa a acontecer, mas por via das dúvidas será melhor não esperarmos tirar as mãos do volante antes de 2030... e já estou a ser optimista.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)