2014/02/09

O efeito da iluminação LED no cenário nocturno das cidades


Por vezes a evolução da tecnologia tem consequências nas quais não se pensa directamente. Se em tempos as cidades viviam noites na escuridão, iluminadas timidamente por pequenos candeeiros a gás, hoje em dia temos os nossos centros urbanos e estradas profusamente iluminados (por vezes até demais)... mas que estão prestes a mudar de tonalidade graças aos LEDs.

Este efeito tem-se feito sentir em Los Angeles, que no ano passado deu início a um programa de remodelação que trocou toda a iluminação pública com lâmpadas de vapor de sódio de alta-pressão (com a seu característica tonalidade amarelada) por lâmpadas mais modernas e eficientes usando tecnologia LED (com luz mais "branca").



Isto faz com que a paisagem nocturna de Los Angeles se mude para sempre, marcando uma era que poderá ser facilmente notada nos filmes de Hollywood, tal como uma iluminação pública a gás imediatamente nos remeteria para tempos vitorianos.

Mas sabendo-se que a iluminação pública é uma das maiores despesas de uma cidade, e que graças aos LEDs a cidade de Los Angeles irá poupar cerca de $7 milhões em electricidade a cada ano, a que se somam cerca $2.5 milhões poupados em manutenção que se torna desnecessária; esta é uma alteração que rapidamente se irá propagar a muitas mais cidades, não só nos EUA como por todo o mundo.

Portanto... se eram fãs das luzes amareladas, é melhor irem-se preparando para um panorama nocturno bem diferente e mais parecido com o da luz diurna (sendo que há também aqueles que se interrogam sobre o efeito que uma luz mais azulada irá ter sobre os cidadãos a nível dos padrões do sono.)

Por mim, optava-se já por iluminação LED RGB, e depois cada cidade poderia afinar a cor das suas estradas conforme as necessidades; podendo até usá-las para uma Rave Party se fosse necessário. :)

14 comentários:

  1. Gostei da sugestão do led rgb, isso sim era de valor.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom para a poupança e visibilidade pela duraçao e qualidade de luz. Realmente os padroes de sono vão de certeza alterar, mas pode ser que desperte mais os condutores para haver menos acidentes.

    ResponderEliminar
  3. Quem quiser ver como fica linda uma vila só com LEDs ir a Arraiolos. 99% da iluminação já é em LED, só tem lá um projectores numas zonas abertas se bem que também já há projectores a LED.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho em casa iluminação LED 2700K (amarela) não tem que ser obrigatoriamente branca natural (4000k) nem branca fria (6000k) nem RGB...
    São mais difíceis de encontrar, mas existem pelo menos há 3 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque preferes amarela?

      Eliminar
    2. Penso que será como toda a gente, por hábito visto ser mais similar com a temperatura da cor das incandescentes (2700K)

      Por outro lado, parece ser menos contrastante que dentro de casa é melhor.

      Eliminar
    3. Não é amarela - é "branco quente" (W), < 3300K .
      Há depois o branco neutro, intermédio (I), entre 3300K e 5300K
      e o branco frio (C), acima dos 5300K

      Vai do "vermelho (quente) para o azul (frio)"

      Dentro de casa também prefiro o branco quente/amarelo. Por acaso só tenho visto lâmpadas LED branco frio. Cá por casa há uma por cima do fogão, para se ver o que se está a cozinhar é do melhor. Talvez uma rua iluminada com LEDs brancos seja melhor por permitir maior nitidez/contraste.

      Eliminar
    4. A luz amarela é boa para criar um ambiente mais acolhedor e romântico...

      Eliminar
  5. Nem de propósito :)
    "O usuário deve ter em mente que a cor da luz tem influência direta no seu estado emocional e pode ser uma grande aliada para o seu bem-estar. A iluminação amarelada no quarto, por exemplo, irá ajudá-lo a relaxar depois de um dia de trabalho. Da mesma forma que a luz fria, branca, facilitará a visualização de alimentos e utensílios na cozinha, onde se requer mais atenção”.
    http://consumidormoderno.uol.com.br/vamos-as-compras/luz-branca-ou-amarela-conheca-os-pros-e-contras-de-cada-uma

    ResponderEliminar
  6. Não é preciso ir tão longe para falar de iluminação LED, basta ver noticias sobre Coimbra: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014/01/27/coimbra-sera-a-primeira-cidade-no-mundo-com-iluminacao-publica-totalmente-led

    ResponderEliminar
  7. Andam a colocar destas lampadas LED na cidade do Porto a toda a força e, apesar de eu concordar que é mais eficiente, a temperatura de cor que escolheram foi muito má. Simplesmente é muito fria e desconfortável, chegando mesmo a causar dores de cabeça quando se está a conduzir, pois a temperatura de cor é exageradamente próxima do ultra-violeta, as sombras são muito duras e as lampadas não estão correctamente focadas e encandeiam, o que me parece muito grave. Têm ainda a grande desvantagem de não permitirem ver com antecedência se há carros a circular em ruas perpendiculares quando nos aproximamos de cruzamentos ou entroncamentos, de tão fortes que são.

    Não me parece a escolha mais acertada. Deveriam ter escolhido uma temperatura de cor mais confortável e uma luz menos "dura". Assim, conduzir ou mesmo sair à rua no Porto durante a noite, sem óculos de sol, vai tornar-se um pesadelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me parece relativamente à iluminação e à temperatura de côr a utilizar tem a ver com vários factores.
      Hoje em dia muita gente vende iluminação como se fosse o mais banal produto que não requeira conhecimentos.
      Os led's com temperatura mais fria é de um modo geral "aconselhado" pois regra geral tem um pouco mais de Lux e isso serve como argumento de venda e como a maioria das pessoas que compra vai atrás desse argumento falível.
      Comprem produtos de qualidade, claro que serão mais caros mas, tudo será diferente no resultado final.

      Eliminar
  8. nas ruas qual led utilizam

    ResponderEliminar
  9. As lâmpadas Led na cor amarela deixam a cidade mais bonita.

    ResponderEliminar