Em tempos, os relógios eram peças altamente valiosas e apenas ao alcance de alguns eleitos, com o resto da população a ter que gerir o tempo usando relógios públicos (ou os sinos das igrejas). Hoje em dia qualquer pessoa pode saber o tempo com exactidão usando um relógio que custe uns poucos euros... mas isso não invalida que haja autênticas obras de arte capazes de medir o tempo. Será certamente o caso deste relógio que é um autêntico planetário de pulso.
Este relógio da série Poetic Astronomy da Van Cleef & Arpel mostra-nos o tempo através de um cometa que percorre a parte exterior do mostrador do relógio, enquanto que nas parte interiores podemos ver uma representação fiel da posição da Terra e de cinco outros planetas em redor do Sol: Mercúrio com o seu "ano" de 88 dias; Vénus (224 dias); Marte (687 dias); Júpiter (12 anos) e Saturno (29 anos).
Para além disso, o comprador deste relógio pode ainda definir um dos 365 dias do ano terrestre como sendo o seu "dia da sorte", e nesse dia haverá uma estrela que ficará posicionada sobre o nosso planeta. Uma forma simpática de marcar um aniversário ou outra data importante.
Cada planeta é feito de pedras preciosas ou semi-preciosas, e a parte mais complicada não foi apenas fazer todos os mecanismos necessários à representação correcta da órbita dos planetas, mas fazê-lo de forma que coubesse na caixa de reduzida espessura que se pretendia para este relógio.
O que não será certamente de espessura reduzida será a carteira de quem estiver com ideias de comprar este relógio, cuja versão base deste Midnight Planétairum Poetic Complication em ouro rosa irá custar qualquer coisa como... $245,000 dólares! Gulp!
http://www.youtube.com/watch?v=sw5S2-T-Ogk
ResponderEliminar