2014/03/29

Descoberto planeta anão que poderá indicar presença de uma super-Terra


Demonstrando o quanto ainda nos falta conhecer sobre o Universo, e mesmo sobre aquilo que se passa mesmo "à nossa porta", astrónomos parecem ter encontrar um planeta anão com cerca de 450Km de largura que está a orbitar o nosso Sol à maior distância conhecida (e que nunca se aproxima mais do que 80 vezes a distância entre a Terra e o Sol).



A foto acima exibida mostra três exposições da mesma região do espaço tiradas com 2h de intervalo, e onde apenas o pequeno planeta muda de posição a cada nova exposição (os pontos coloridos).

Por agora este pequeno "planeta" tem apenas o nome de código "2012 VP113", mas o facto que mais tem excitado os astrónomos é a de que esta descoberta pode ajudar a validar as teorias de que existirá um super planeta, com massa dez vezes superior à da Terra a uma distância ainda superior.


Este VP113 vem-se juntar ao Sedna, descoberto em 2003, e que até ao momento se pensava ser um "caso isolado" de objectos que orbitam o Sol a distâncias muito superiores às dos planetas conhecidos (e do anel de Kuiper), levantando a possibilidade deste tipo de corpos ser afinal bastante mais comum... podendo existirem centenas ou milhares deles à espera de serem descobertos.

E é precisamente devido às semelhanças do ângulo da órbita deste VP113 com o do Sedna que levam os astrónomos a suspeitar que isso seja devido à existência de um super-planeta de massa elevada, a uma distância que ainda não permitiu a sua detecção. Este planeta "X" tem sido procurado ao longo dos anos, e alguns estudos já vieram dizer que não existe nenhum planeta maior que Saturno nas imediações do sistema solar. Só que Saturno é um planeta de massa quase cem vezes superior à do nosso planeta, e portanto não elimina a possibilidade de existir um planeta bem mais "pequeno", de massa dez vezes superior à da Terra.

... A procura continua. :)

1 comentário:

  1. Quem quiser uma informação mais completa :)

    http://astropt.org/blog/2014/03/26/descoberto-o-mais-distante-planeta-anao-e-estima-se-existir-um-planeta-maior-por-perto/

    ResponderEliminar