2014/03/20

Google Search já captura fotos e vídeos por voz nos Android


Embora não se veja livre de críticas sobre a forma lenta (ou inexistente) com que tem tratado o suporte do reconhecimento de comandos de voz em línguas que não o inglês, o Google continua a adicionar funcionalidades ao Google Search no Android, que agora passa a poder lançar a app da câmara em modo de fotografia ou vídeo conforme seja pedido pelo utilizador.



Quem estiver a usar o seu Android em inglês poderá agora fazer coisas ao estilo do que eram possíveis com o Google Glass, como dizer "take a photo" ou "record a video" para poder lançar a app no modo pretendido de captura de fotos ou vídeo.

Para a maioria das pessoas não passará de uma curiosidade, pois dificilmente este modo se tornará mais prático ou imediato que aceder directamente à câmara a partir do atalho do lock screen - mas facilmente se pode imaginar que esta novidade terá a ver com a uniformização das capacidades dos comandos de voz entre os wearables e os demais Android, e onde se pode antever o interesse de poder dar início a estas operações de forma "mãos livres" e/ou em equipamentos que poderão nem sequer ter interfaces físicos (imaginemos câmaras tipo GoPro que possamos instalar e controlar remotamente, a partir dos nossos "wearables").

Mas até lá... nada como ir chateando o Google para que não se esqueça que o inglês é apenas a terceira língua mais falada no planeta... e que o Português está em sexto!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)