2014/03/20

Teclado do Google para Android ganha Sugestões Personalizadas


O teclado do Google para Android estava parado há algum tempo mas agora recebe uma actualização que o vem aproximar das capacidades de outros teclados considerados de referência a nível da previsão de palavras e auto-correcção, com a chegada das "sugestões personalizadas".



Para melhorar a sua eficácia, estava nova versão do teclado Android pode aprender com tudo aquilo que tiverem noutros serviços e apps do Google. Esta nova funcionalidade surge de forma bem visível da primeira vez que arrancarem esta nova versão do teclado, e embora venha activada de origem poderão também desactivá-la nas definições do teclado.

Há vários outros teclados que já recorrem a técnicas idênticas, "espiando" aquilo que escrevem nas redes sociais e mensagens de forma a aprenderem a fazer melhores auto-correcções e previsões daquilo que querem escrever - e no caso do Google, é também indicado expressamente que todos estes dados são guardados apenas localmente no dispositivo e não andam a passear pela internet. (Não que me pareça que isso fosse o problema para quem já confia no Google para manter o seu email, documentos, fotografias, e outras coisas na "cloud".)

Como sempre, agora é só esperar pela "lotaria" das actualizações faseadas, para que esta nova versão do Google Keyboard chegue aos nossos Androids.

[Google Keyboard na Play Store]

4 comentários:

  1. Conseguem instalar? Quando tento instalar, dá a indicação que não está disponível no pais de registo do telemóvel...
    É melhor do que o swiftkey?

    ResponderEliminar
  2. A minha interpretação não é de que os dados são guardados apenas localmente, mas sim de que são *também* guardados localmente... Seja como for, o google de facto já lhes tem acesso de qualquer forma.

    ResponderEliminar
  3. Agora é ver como se compara com o SwiftKey.

    ResponderEliminar