2014/03/31

HTC One m8 também acelera os benchmarks - mas diz que é feature


O novo HTC One (m8) tem recebido boas críticas - e vem esticar consideravelmente a autonomia relativamente ao anterior, em utilização normal - mas vem novamente relembrar as "batotas" nos benchmarks.

No popular benchmark Antutu, o HTC One salta para o primeiro posto comparativamente com os seus rivais... mas usando-se o "anti-batota" Antutu X (que só tem o nome diferente para escapar à detecção automática), passa para a última posição. Novamente provando que temos um caso de "overclock" quando é detectado um benchmark conhecido.



Só que em vez de ficar na defensiva, a HTC opta por dizer que isto é uma "feature" para oferecer melhor desempenho quando é necessário... e para isso adicionou o pequeno pormenor que faltou aos outros fabricantes que recorreram a técnicas idênticas e foram criticados por isso: a possibilidade do utilizador activar manualmente este "modo de alto desempenho"overclock sempre que quiser.

Desta forma, já não se pode dizer que este modo especial é algo que se destina apenas a influenciar os benchmarks e que não está ao alcance do utilizador para qualquer outra app - o que, de qualquer forma, não deixa de ser um subterfúgio para escapar às críticas. Mas, o que é certo é que não deixará de ser uma boa táctica para o fazerem.

Mesmo assim, preferíamos ver os fabricantes a concentrarem-se nas coisas que realmente importam, em vez de perderem o seu tempo com estas tentativas de ficar no primeiro posto dos benchmarks, seja lá de que forma for. Será que ainda acreditam que há clientes que compram o seu futuro smartphone com base esse critério, quando temos "dezenas" de modelos que usam exactamente o mesmo CPU/SoC?

Agora só falta ver quanto é que a autonomia (que até melhorou substancialmente face ao modelo anterior) dura neste modo de "alto-desempenho"... ou será que a HTC já não gostará de ver os resultados nesse caso?

2 comentários:

  1. Sinceramente esse modo de "alto-desempenho" para mim é realmente uma feature que já fazia falta nos smartphones.. Pois quando queremos jogar ou reproduzir video full-HD ou 4k, queremos todo o desempenho a que temos direito :D

    ResponderEliminar
  2. só acho estranho o valor alcançado. É engraçado que o valor seja muito próximo do valor que tenho com o meu HTC M7 - 27166

    ResponderEliminar