2014/03/21

MS apresenta DirectX 12 que chegará em 2015


O DirectX tem sido o sistema mais utilizado para alimentar os gráficos nos jogos que vemos actualmente, mas tem vindo a enfrentar cada vez mais concorrência de novos sistemas concebidos de raiz para o máximo desempenho e que deixam para trás os pressupostos que existiam quando o DirectX foi criado. A Microsoft já tem resposta preparada: o novo DirectX12, com chegada esperada para 2015.

Com o DirectX 12 a Microsoft procura dar resposta aos pedidos dos developers, que querem ter um acesso mais directo ao hardware gráfico, de forma a poderem "espremer" ao máximo toda a potência que um GPU puder fornecer. O DirectX 12 será mais universal que nunca, abrangendo todo o tipo de dispositivos que corram sistemas Windows (computadores, consolas, tablets e smartphones), e centra-se no corte de tudo o que possa prejudicar o desempenho ao mesmo tempo que tira melhor partido dos sistemas multi-core actuais.


Numa das demonstrações, a Microsoft mostrou como algumas tarefas ficavam distribuídas desequilibradamente entre os vários núcleos de processamento de um CPU com o DX11, mas com o DX12 tudo ficava mais equilibrado (e rápido).


A NVidia também já veio dar boas notícias aos possuidores de placas com os seus GPUs - garantindo que todas as placas que actualmente suportarem DX11 irão receber actualizações para suportarem o DX12 quando este ficar disponível - algo que deve acontecer para 2015, talvez a acompanhar o lançamento do Windows 9 (a MS não disse se iria disponibilizar o DX12 para o Windows 7... pelo que poderá indicar que pretendem usá-lo como "incentivo" para que os utilizadores façam upgrade para um Windows mais recente, nessa altura).

1 comentário:

  1. Para quem não leu as restantes noticias e análises, o directX é basicamente o AMD Mantle. A MS possivelmente irá adicionar mais coisas, nomeadamente tentar prender mais
    ao windows, mas o core será o AMD Mantle.

    ResponderEliminar