2014/03/12

O peso dos jogos digitais - os 50GB de Titanfall


Estamos na contagem decrescente para a chegada de um dos jogos mais aguardados do ano - Titanfall - um jogo que me deixou apaixonado desde que o pude jogar na fase beta (e que amanhã vos direi como comprar por cerca de metade do seu preço oficial!) e tal como teria que ser nesta altura... optei por comprar a versão digital do jogo, que vem reacender as velhas questões das distribuições puramente digitais.

Para se evitarem as antigas crises de ansiedade (e excesso de carga nos servidores) com os downloads a serem feitos no instante do lançamento, hoje em dia os distribuidores optam por permitir fazer o pré-download do jogo um ou dois dias antes do seu lançamento. Isto garante que na hora certa os jogadores já terão tudo a postos para poderem jogar, e também tem a vantagem adicional de distribuir a carga de downloads por um maior período de tempo em vez de concentrarem tudo naquele instante inicial.

No caso deste Titanfall estamos a falar de um download de 49.99GB(!), basicamente um disco Bluray completo, e que há apenas alguns anos seria impensável considerar fazer o seu download. Mas hoje em dia, e como fiquei surpreendido por ver... é algo que pode ser feito em cerca de meia hora. Não me perguntem como, uma vez que teoricamente eu tenho apenas uma ligação de 120Mbps que representaria um máximo de 15MB/s, e no entanto este download foi feito a uma média de 25-26MB/s (cerca de 200Mbps). Mas o que interessa é chamar a atenção para a quantidade de dados e transferências que hoje se fazem... sem se culparem as "ilegalidades".

Ainda recentemente ouvi novamente alguém na rua que dizia para um amigo "isso da pirataria resolvia-se facilmente, ninguém precisa de mais de 10Mbits, e quem fizesse mais de 1GB de downloads por mês ficava logo sob suspeita". Pois bem... está aqui um caso concreto que demonstra precisamente o contrário. Precisamos efectivamente de velocidades de 100, 200 e quantos mais Megabits nos derem; e aqueles limites secretos de 500GB mensais, assim de repente, deixam de parecer tão "ilimitados" como nos poderiam fazer crer.

É certo que não vou fazer um download de 50GB por dia... Mas não seria difícil imaginar que tenho dezenas de jogos, poderei muito facilmente optar por desinstalar alguns que não jogue frequentemente, e que os volte a reinstalar quando me apetecer - "pesando" algumas dezenas de megabytes por dia ou semana. E isto sem sequer estarmos a considerar usar a nossa ligação para streaming de vídeo HD, para múltiplos ecrãs, como se tornará ainda mais comum quando serviços como o Netflix chegarem ao nosso país.

Em suma... esperemos que aquele processo contra a ZON resulte em mudanças positivas, com maior transparência a nível dos tais limites secretos que actualmente são usados para considerar o que é "ilimitado" (mas sem nunca serem comunicados de forma clara aos clientes), e lembrando que, qualquer que seja esse valor... que será melhor ser bem acima dos 500GB mensais.

11 comentários:

  1. 50 Gb é de facto impressionante. O BF3 são 34 com todas as DLCs, o BF4 os mesmos 34 ao fim de duas DLCs, mas 50 logo na release inicial...

    Quanto à velocidade, é muito provável que a EA tenha o jogo em cache na Akamai, que tem servidores instalados no datacenter da PT. A limitação da velocidade do pacote de internet não deve ser considerada nesse caso.

    ResponderEliminar
  2. ja agora adiciona ai o LordFCP *A origin :D para limparmos ai uns titans nos pubs :D

    ResponderEliminar
  3. Se quiserem (e conseguirem) experimentar a beta do Elder Scrolls Online, a instalação são 60GB...

    ResponderEliminar
  4. explica la essa melhor da velocidade! tens a certeza do tempo?

    ResponderEliminar
  5. No caso específico deste jogo, ele ocupa 50 GB no disco mas o download são cerca de 20 GB! Em PCs menos potentes com dual core, o jogo descomprime o Áudio em PCM na instalação para a carga ser menor para o CPU durante o jogo. Em PCs potentes o áudio não é descomprimido e ocupa cerca de 20 GB. Aproveito para dizer que os jogos para PC são objecto de muito menos optimização, e considerando o hardware a comprar para em 4 anos ser jogarem as novidades em alta qualidade, sobrepassa 2 ou 3 PS4, além dos incómodos install de dezenas e dezenas de Gb.

    ResponderEliminar
  6. Quanto à pirataria é fácil de resolver, como fizeram aqui na Alemanha: baixaram os impostos sobre artigos de cultura; controlam as editoras para não cobrarem demasiado pelos produtos; (logo o preço dos livros/música/vídeo são adequados) e a Internet é controladae se for detectado um download ilegal o responsável pela Internet recebe uma multa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de saber como é que na Alemanha sabem se um cidadão fez um download ilegal. Estou bastante curioso?

      Eliminar
    2. Obviamente não conheço a fundo o processo, mas pelo o que possa alemães dizem, eles fazem periodicamente um varrimento aos sites ilegais de download, seja torrent, sejam links download, e se sacas algo... enviam te a conta. Óbvio que há métodos para evitar de alguma maneira isso, mas já não é o 1o a receber uma conta de 900 - 1000 euros... Não concordo com ataques cerrados desses, mas não me parecería mal enviar um par de avisos (já que pode alguém ter entrado clandestinamente na rede, e, à 3a sim enviar a conta.

      Eliminar
  7. Nheda-se!! 50GB por um jogo.. Que loucura.. Deve ser um jogão!

    Mas a verdade é que o cerne da questão me preocupa realmente. Não costumo fazer grandes downloads e muito menos de jogos desse tamanho. Mas, estes dias tive de enviar uns documentos por Dropbox (cerca de 7Gb), voltei a instalar o windows (e respectivas actualizações que ocuparam quase 500Mb), fiz download de uns programas que todos juntos ainda são uns Gb.. Ou seja, em coisa de 3 a 4 dias, "estourei" cerca de 10GB sem grande "alarido" e quase como se fosse normal. Fora a navegação diária e a visualização de vídeos. Tendo em conta a "PUR", provavelmente hoje já não tinha net (ou tinha a uma velocidade reduzida, ou vou ter surpresas no fim do mês porque ainda é só dia 13...)

    ResponderEliminar
  8. Pelo o que andei lendo o jogo em si tem o mesmo tamanho da versão para XBox One (18 GB). Os 32 GB a mais correspondem a ficheiros de áudio sem compressão.

    ResponderEliminar