2014/04/01

GaussBricks - Blocos magnéticos para interagir com os tablets


Não é a primeira vez que vemos projectos (e até brinquedos) que recorrem a objectos físicos para interagir com o mundo virtual que se passa dentro de um tablet, mas este GaussBrick leva o conceito ainda mais longe do que seria possível usando apenas peças capazes de simular toques no ecrã.

Em vez de se limitar aos dez toques máximos no ecrã, estes GaussBricks recorrem a uma placa com sensores adicionais que é colocada por trás do tablet ou ecrã, e que permite detectar a posição e movimentação dos blocos magnéticos, mesmo quando estes não estão a tocar directamente no ecrã. Depois, o software encarrega-se de replicar a movimentação feita nos blocos - e que não se limita a ser num só sentido. Usando pequenos blocos motorizados é também possível fazer com que as interacções virtuais possam fazer reagir os blocos no mundo físico.

Por agora poderá não passar de uma curiosidade... mas não consigo deixar de imaginar isto aplicado a um futuro onde as nossas mesas e balcões sejam ecrãs, e onde a interacção possa ser feita com todo o tipo de objectos, que poderão reagir fisicamente aos acontecimentos. Que tal um temporizador em que definimos o tempo arrastando um pequeno bloco para o número pretendido... e que depois lentamente vai regressando ao sítio original à medida que a contagem vai decrescendo?


[via NS]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)