2014/04/01

Gmail faz 10 anos


Hoje pode ser o dia das mentiras, mas é também o dia que marca o aniversário do nosso querido Gmail, o serviço de email gratuito do Google que quando foi anunciado em 2004... até pareceu mentira! Numa altura em que a maioria dos serviços de email oferecia alguns - poucos! - megabytes de espaço para os utilizadores, o Google surgiu com a inacreditável oferta de 1GB.

Ter 1GB de espaço no email era algo reservado apenas a serviços de email pagos (ah, o meu saudoso Zmail, feito em Portugal), e mesmo assim não era muito comum. Naquela altura o acesso ao Gmail era apenas por convite, e isso fazia com que a caça aos convites fosse bastante "feroz". Foram necessários três anos de "desespero" até que muitos conseguissem finalmente aceder ao Gmail , quando em Fevereiro de 2007 o Google abriu as portas do serviço a todos os que o quisessem utilizar - e assim permanecendo até aos dias de hoje (com muitas evoluções pelo meio, obviamente).


O espaço de 1GB que na altura parecia inacreditável foi também crescendo, situando-se hoje nos 15GB (que é partilhado com outros serviços do Google), mas sendo facilmente aumentado... se estiverem dispostos a pagar por isso.

Certo é que mesmo após todos estes anos e com a sua curiosa história de bastidores, o Gmail continua a ser uma daquelas páginas que obrigatoriamente permanece aberta no meu computador, pois por muito que as coisas se tenham ido alterando (com serviços de mensagens, redes sociais, etc.)... há coisas que continuam a permanecer na mesma - e a minha "dependência" nos emails é uma delas.

13 comentários:

  1. Nunca apaguei o primeiro e-mail de boas vindas do Gmail Team...
    Wed, Sep 8, 2004 at 2:43 PM

    Quem diria que se passaram 10 anos!

    ResponderEliminar
  2. Por curiosidade fui ver quando foi criada a minha conta do Gmail...
    30/09/2004 - Quase 6 meses depois do lançamento.

    Lembro-me de ter uma conta no Zmail que ainda foi gratuita... Talvez tenha coincidido com a altura de lançamento do Gmail.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está aqui uma forma de verem a data de criação.
      http://www.techairlines.com/google-account-create-date/

      Eliminar
  3. 1GB e o fantástico Peer2Mail :D

    A minha conta actual é de 2009. A primeira deve ter sido algures em 2005 ou 2006.

    ResponderEliminar
  4. Sou um utilizador tardio do Gmail. Tinha inicialmente conta no homail e na altura que o gmail apareceu tinha no Portugalmail que já na altura dava 100MB. Passado uns tempos como este seguiu o tamanho do Gmail, nunca mudei. Só experimentei o gmail porque o serviço do portugalmail se deteriorou e realmente não tinha nada a ver e lembro-me das queixas de quando o gmail foi mudando de looks e só tenho a dizer ainda bem que mudou que foi mesmo o look antigo que me levava a não experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria dizer antigo look que é diferente, pois não quer dizer que o look fosse antigo, o antigo look é que não gostava e ainda bem que já como utilizador, foi melhorando.

      Eliminar
  5. data: 1 de dezembro de 2004 02:44
    assunto: Gmail is different. Here's what you need to know.

    ResponderEliminar
  6. O meu foi a 1 de Setembro de 2004. :)

    ResponderEliminar
  7. 15 de Novembro de 2004.
    Antes disto tinha uma conta de e-mail na iol.pt que era uma bela miséria. :)

    ResponderEliminar
  8. HeHe, a minha conta foi criada a Sep 6, 2004

    ResponderEliminar
  9. Parece que a onda de convites para tugueses comecou em Setembro.

    A minha é de Sep 14, 2004

    ResponderEliminar