2014/04/26

Gerar energia com água corrente


Que é possível gerar energia a partir de água em movimento já todos sabemos, usando turbinas, pás, ou outras forma de converter o seu movimento em energia mecânica, e daí em energia eléctrica. Mas agora cientistas descobriram outra forma de extrair energia eléctrica de água em movimento sem recorrer a partes móveis, e que faz antever que talvez um dia seja possível usar a energia da chuva, da água que sai da torneira, ou até do despejar de um autoclismo para gerar electricidade.

Utilizando materiais dielécticos estes investigadores conseguiram criar um sistema que com o movimento de uma simples gota de água é capaz de iluminar um LED. E uma vez que estes materiais são transparentes e flexíveis, podemos sonhar com um mundo onde uma simples janela ou um telhado de telhas revestidas com este material seja capaz de gerar energia com a chuva que cai; ou aplicado em lavatórios e sanitas. Até os podemos imaginar um smartphone revestido com isto, de forma a que baste deixá-lo à chuva (ou agitá-lo dentro de água) para que se vá recarregando - obviamente, convém ser um modelo à prova de água. :)

Vamos lá ver se/quando esta investigação resultará em algum produto comercializável, ou se mais uma vez será algo que nunca sairá dos laboratórios.

1 comentário: